Saúde

Trabalhadores da saúde fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra a Influenza


24/03/2024

Foto: Secom/PMJP



A vacinação é imprescindível para a segurança e proteção do trabalhador em saúde. O calendário de rotina deve estar atualizado e quando indicado, é importante também que as vacinas de campanhas, quando recomendadas, estejam em dia. Além da vacina que protege contra Influenza, para este grupo é indicada também as vacinas que protegem contra Hepatite B, dTpa acelular para adulto, Tríplice Viral e Covid-19.

Nesta segunda-feira (25), todas as doses das campanhas ativas, que protegem contra Influenza, Covid-19 e Dengue – esta última destinada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, além dos imunizantes que fazem parte do calendário de rotina, estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.

Há também os três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que funcionando das 12h às 20h. Esses serviços só atendem as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, elegível para receber as doses que protegem contra Influenza.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais. Já a vacina que protege contra a Dengue pode ser coadministrada simultaneamente com os imunizantes inativados do Calendário Nacional de Vacinação do adolescente, exceto as vacinas vivas e atenuadas, que precisam ser administradas com o intervalo de 30 dias.

Documentação – Para o trabalhador de saúde é necessário levar, além do cartão de vacina, documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.  

Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber as demais vacinas do calendário de rotina é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, sendo necessário fazer agendamento pelo número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (25): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Apenas ofertando a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Apenas ofertando a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Apenas ofertando a vacina contra a Influenza

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

PMJP



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //