Política

“República da Paraíba”: iminente eleição de Hugo Motta à presidência da Câmara leva mais um paraibano a ascender em Brasília; políticos exaltam feito


31/01/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros/ Portal WSCOM

A política paraibana está alcançando novos olhares desde que foi notado o favoritismo do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) para vencer as eleições e assumir a presidência da Câmara Federal. No entanto, além de Hugo, outros nomes paraibanos estão assumindo cargos de notoriedade e importância em nível nacional, criando assim a “República da Paraíba”.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

“República da Paraíba”

Esse nome é uma alusão à “República de Alagoas”, uma expressão que começou a ser utilizada após a eleição do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Para contribuir com a construção dessa “república”, têm-se Vital do Rêgo Filho, como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Herman Benjamin, como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), que é líder da Maioria no Congresso.

Ainda é importante destacar a influência da senadora Daniella Ribeiro (PSD), irmã de Aguinaldo, que é indicada – com nome favorito – para assumir o cargo de 1ª secretária na mesa diretora do Senado Federal.

Apoio paraibano

Outros parlamentares estão eufóricos com a possível eleição de Hugo Motta, como é o caso de Adriano Galdino (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Além de dividir o partido com Motta, ele também compreende a importância de presidir uma casa fundamental para a democracia nacional.

“Estou muito feliz enquanto republicano, enquanto presidente do Poder Legislativo e, principalmente, enquanto paraibano”, assumiu Galdino em entrevista ao Correio Debate.

Mas não é somente o apoio do mesmo partido que Motta está recebendo. O deputado federal Wellington Roberto (PL), também expressou o orgulho de ter um paraibano assumindo o segundo maior cargo do Governo Federal.

“Temos uma linha parecida de atuação. Somos municipalistas, temos 24 horas dedicadas a fazer com que a Paraíba possa crescer, que os municípios possam ter uma projeção maior ainda no cenário do nosso estado e melhorar sempre a qualidade de vida do povo paraibano”, comentou o parlamentar sobre a semelhança de ser sertanejo, assim como Motta.

“Parabenizo o deputado pela sua forte articulação desde que iniciou os trabalhos lá naquela casa na Câmara do Deputado e digo que estamos juntos para continuar junto à bancada, unidos, trabalhando, como disse agora a pouco, incansavelmente, para projetar nossa Paraíba no cenário do Nordeste, do Brasil”, concluiu.

Já Daniella Ribeiro aproveitou do mesmo espaço para expressar gratidão pela sua indicação. “Me sinto muito honrada com a indicação do meu nome como primeira senadora eleita pela Paraíba, além da honra, a responsabilidade. Mas, é um reconhecimento do nosso trabalho no Senado Federal, a confiança do meu partido, o PSD, meu líder. A presença junto ao presidente que eu tenho excelente relação, Davi Alcolumbre que fez sua história também já na presidência do Senado Federal”, disse.

Sobre Hugo Motta, assim como os demais colegas da política paraibana, Daniella manifestou a alegria e orgulho do conterrâneo. “Enquanto a Hugo Motta, também [vou] dizer que é uma alegria para todos nós paraibanos vermos chegar a esse patamar tão importante e significativo para o Brasil como é a presença da Câmara dos deputados. Então, nós desejamos que seja uma missão marcada pelo sucesso, sabedoria e muito diálogo. A Paraíba e nós paraibanos vibramos com tudo isso”, continuou.

Expectativa
Embora tenha expressado abertamente que não quer comemorar antes da hora, Hugo já conta com o apoio de 18 dos 20 partidos da Casa. O resultado da eleição deste sábado (31) pode ser histórico, com a possibilidade de obter 495 votos.

E esse cenário positivo não passa despercebido pelo parlamentar. Motta convidou, pessoalmente, o padre Fabrício Timóteo para celebrar a missa em ação de graças à abertura dos trabalhos no Congresso.

Lideranças políticas da Paraíba, como o governador João Azevêdo (PSB), também já confirmaram presença no evento que celebrará o próximo presidente eleito da Câmara.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.