Educação

Pesquisador da UFCG é selecionado Embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais


30/10/2024

Portal WSCOM



Um pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi selecionado para integrar a primeira turma do Programa Embaixadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), um dos principais centros científicos do mundo, sediado em Campinas, SP.

O professor Walman Castro, que atua na Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no campus sede, pretende utilizar as competências singulares do CNPEM para o desenvolvimento científico e tecnológico das pesquisas existentes na UFCG. “Todo projeto que envolva pesquisas nos temas Energia e Materiais Renováveis, Agricultura, Meio Ambiente, Saúde e Tecnologias Quânticas, desenvolvidos na UFCG pode ser beneficiado”, destaca.

Instalações abertas

O CNPEM oferece instalações abertas à comunidade acadêmica, gratuitamente, para a realização de pesquisas com equipamentos de alta tecnologia, juntamente com insumos laboratoriais e apoio técnico especializado. Opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – o Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.

A luz síncrotron é um tipo de radiação eletromagnética composta por diversos tipos de luz, desde o infravermelho aos raios X. Seu amplo espectro permite revelar características da estrutura molecular e atômica de todo tipo de material na escala de nanômetros, o que possibilita a realização de estudos avançados em várias áreas da ciência.

A diversidade de aplicações impressiona. Inclui o estudo de novos métodos para o tratamento do câncer, o combate a bactérias resistentes, vírus e muitas formas inovadoras de tratamento; a descoberta de novos medicamentos ou o aumento da efetividade de fármacos já conhecidos; aumento da produção agrícola por meio do maior entendimento dos processos que ocorrem no solo e da produção mais eficiente e sustentável de fertilizantes; a descoberta de catalisadores mais eficientes, barateando processos produtivos e proporcionando uma produção industrial mais limpa; o desenvolvimento de materiais renováveis mais leves e resistentes, como plásticos, vidros e fibras, entre outros.

Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro > https://pages.cnpem.br/cnpem360.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.