Paraíba

Oficial: Governo do Estado publica decreto que estabelece medidas mais rígidas de isolamento na região metropolitana de JP

As medidas passam a vigorar entre os dias 1º e 14 de junho

31/05/2020


Imagem meramente ilustrativa - Foto: Secom-JP

Portal WSCOM

O governador da Paraíba João Azevêdo publicou na noite deste sábado (8), em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto nº 40.289 que institui o isolamento social rígido em João Pessoa e nos municípios de Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Conde, Caaporã, Alhandra e Pitimbu. As medidas passam a vigorar entre os dias 1º e 14 de junho.

Segundo a publicação, para fins da política de isolamento social rígido a que se refere este decreto, serão adotadas, excepcional e temporariamente, as seguintes medidas:

I – dever especial de confinamento;
II – dever especial de proteção por pessoas do grupo de risco;
III – dever especial de permanência domiciliar;
IV – controle da circulação de veículos particulares;
V- controle da entrada e saída do município. 

Dentre as ações necessárias para conter a evolução do contágio pelo novo coronavírus e assegurar o atendimento integral à população na rede de saúde, serão adotadas medidas de controle da circulação de veículos particulares e de entrada e saída dos municípios, assegurando o deslocamento para atividades consideradas essenciais, como supermercados, farmácias, unidades de saúde, agências bancárias e locais de trabalho com permissão para funcionar. Para garantir o funcionamento das atividades essenciais, serviços de transporte por táxi ou veículo disponibilizado por aplicativo circularão normalmente, assim como os transportes de carga e veículos relacionados às atividades de segurança e saúde.

Além disso, as pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela Covid-19 deverão permanecer em isolamento obrigatório no domicílio, em unidade hospitalar ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde. As fiscalizações e ações educativas serão realizadas pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), além dos órgãos municipais de trânsito e Guardas Municipais.

Assinaram o decreto, o governador João Azevêdo e os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa); Emerson Panta (Santa Rita); Vitor Hugo (Cabedelo); Jefferson Kita (Bayeux); Márcia Lucena (Conde); Leonardo Carneiro (Pitimbu); Kiko Monteiro (Caaporã); e Renato Mendes (Alhandra).

Confira a publicação:



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.