A deputada federal Ana Elisa publicou um vídeo no Instagram para criticar o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, previsto para entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2027. Na gravação, ela afirma que a população poderá responsabilizar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo encarecimento da gasolina, do diesel e do gás de cozinha sem considerar que o tributo é de competência dos estados.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp
Entre no nosso grupo e saiba tudo em primeira mão
“Provavelmente você vai ficar com raiva do governo Lula dia 1º de fevereiro porque você não sabe que o problema que foi causado essa semana não é de responsabilidade do governo federal e sim do governo estadual”, declarou.
Durante o vídeo, Ana Elisa afirma que o governo federal adotou medidas para tentar reduzir o preço dos combustíveis, entre elas a retirada dos impostos federais que, segundo ela, estavam sob responsabilidade da União, além da ampliação de subsídios para gasolina, etanol e diesel.
Não conseguiu acompanhar tudo hoje?
Receba um resumo das principais notícias do WSCOM diretamente no seu e-mail, todos os dias às 19h.
“Enquanto o governo federal tenta reduzir os impostos que cabe a ele, o governo estadual aumenta os impostos para a população”, afirmou.
Ana Elisa também direcionou críticas ao posicionamento político dos governadores. Ela destacou que, dos 27 chefes dos Executivos estaduais, 17 seriam de direita, e questionou quais governos estariam efetivamente trabalhando para melhorar as condições de vida da população mais pobre.
A influenciadora defendeu que os eleitores não concentrem a cobrança política apenas no presidente da República, mas também acompanhem as decisões dos governadores. Para ela, a escolha dos representantes estaduais precisa ter o mesmo peso na avaliação dos problemas que afetam diretamente o bolso dos brasileiros. “Dia 1º de fevereiro, não adianta mandar fazer o L, se você não fez a sua obrigação enquanto cidadão”, declarou.
“O governo estadual não quis que você pagasse menos na gasolina. Ele aprovou o aumento do ICMS, que é o imposto de responsabilidade dele”, afirmou.
