Paraíba
Nonato discute em Brasília Centro de Inclusão para pessoas com deficiência
deficientes
15/05/2013
Na manhã desta quarta-feira (15), o vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira, se reuniu em Brasília com a secretária Macaé Maria Evaristo dos Santos, responsável pela área de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Coordenador do Programa de Inclusão e Cidadania para Pessoas com Deficiência, Nonato apresentou projeto para a construção de um amplo Centro Municipal de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que hoje funciona precariamente em casa alugada, sem equipamentos próprios e o prédio com mínima estrutura de acessibilidade e segurança.
"Este foi um compromisso que o prefeito Luciano Cartaxo assumiu durante o processo eleitoral e que vamos também cumprir, a partir de uma necessidade urgente e de uma dívida histórica que o poder público de uma forma geral tem com as pessoas com deficiência e seus familiares. Cerca de 90 mil pessoas estão dentro dessa realidade apenas na Capital e temos que resolver ou atenuar as dificuldades encontradas diariamente", afirmou.
Nonato disse que o Programa criado pelo prefeito e coordenado por ele já fez um diagnóstico dos serviços e equipamentos disponibilizados pela Prefeitura para atender aos deficientes, além de promover um levantamento de todas as entidades, órgãos e instituições que trabalham diretamente na área.
"Constatamos que por falta de estrutura muita gente com deficiência está em lista de espera ou sem qualquer acesso aos seus direitos como cidadãos. Este equipamento, com atendimento diferenciado e segmentado, resolveria boa parte dos problemas existentes nessa área", complementou.
A secretária da Diversidade e da Inclusão do Governo Federal disse que irá analisar a proposta com sua equipe técnica e ver qual a melhor fórmula em viabilizar o Centro, equacionando questōes como educação, esportes, assistência à saúde, música, informática, entre outras, sempre focando na inclusão e na educação complementar, ou seja, que o projeto seja para agregar ao aprendizado nas escolas, o chamado segundo turno escolar.
Ônibus escolar – Na mesma audiência no Ministério da Educação, Nonato Bandeira também tratou da aquisição de 12 ônibus escolares adaptados para pessoas com deficiência. O responsável pelo setor, Walter Borges, garantiu que a verba já foi empenhada e que nas próximas semanas a Secretaria de Educação do município já poderá ter acesso aos veículos.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.