Política
Hugo Motta nega desejo de alterar Lei da Ficha Limpa e avaliza movimento do Republicanos por dois nomes na chapa majoritária em 2026
07/02/2025
Da Redação / Portal WSCOM
Em agenda na Paraíba, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), abordou temas como a Lei da Ficha Limpa, o papel do Republicanos nas eleições de 2026 e a necessidade de discussões sobre o sistema político brasileiro durante entrevista à imprensa local.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Sobre a Lei da Ficha Limpa, Motta destacou que qualquer debate sobre possíveis mudanças precisa ser conduzido com cautela.
“A Lei da Ficha Limpa foi uma conquista da sociedade brasileira e está plenamente em vigor no nosso país. Qualquer mudança acerca dessa lei precisa ser debatida com muita profundidade para que não se cometa nenhum retrocesso”, afirmou.
O presidente da Câmara também comentou a penalidade de oito anos de inelegibilidade para condenados na Justiça Eleitoral, argumentando que esse período pode ser longo diante da dinâmica política nacional: “Essa foi a avaliação que eu fiz, mas não há da nossa parte nenhum compromisso com a pauta, nem o desejo de se alterar a lei”, pontuou.
Já sobre o pleito de 2026, Hugo Motta avaliou que o Republicanos tem legitimidade para pleitear duas vagas na chapa majoritária na Paraíba e reforçou que a discussão sobre a eleição ocorrerá no momento oportuno.
“Eu não sou contra um partido ocupar duas vagas. Por quê? Porque não tem que ser levado em consideração se esse partido tem dois nomes que possam agregar positivamente, ouvindo a população, realizando pesquisas para que a melhor equação política possa ser montada para que se vença a eleição”, explicou.
Motta também destacou a importância da unidade do grupo político ligado ao governador João Azevêdo.
“Vamos nos defender que primeiro, o nosso grupo esteja unido, o grupo de apoio ao governador João Azevedo, nós estejamos todos juntos nesse palanque e a formação da chapa deve se dar levando em consideração diversos aspectos”, disse.
Questionado sobre a pré-candidatura do deputado estadual Adriano Galdino ao governo, o presidente da Câmara ressaltou a trajetória do correligionário. “O presidente Adriano Galdino é um grande líder, é um grande companheiro de partido, está credenciado para disputar todo e qualquer cargo da política paraibana”, afirmou.
Agenda na Paraíba
Além das discussões, a visita de Hugo Motta à Paraíba teve um caráter simbólico. O parlamentar destacou que fez questão de incluir seu estado natal em sua primeira agenda oficial como presidente da Câmara.
“Na primeira semana de trabalho, eu teria que vir ao meu estado, a quem é o grande responsável por eu estar ocupando o cargo de deputado federal em Brasília, consequentemente por ter chegado também à presidência da Casa”, declarou.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.