A Copa Libertadores 2021 começará a ganhar forma na próxima sexta-feira, a partir das 12h (de Brasília), quando a Conmebol sorteará as três fases preliminares em sua sede em Luque, no Paraguai. Dois clubes brasileiros entrarão na Fase 2.
Estarão na Fase 2 dois times do Brasil, Chile e Colômbia e um de Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além dos três classificados da fase 1 (representantes de Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão).
?️ Anote na agenda! O sorteio da Fase Preliminar da CONMEBOL Libertadores 2021 será na próxima sexta-feira, dia 5/2, às 12h (de Brasília).#GloriaEterna pic.twitter.com/bOcH6ZitGQ
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) February 2, 2021
Em seguida, os oito sobreviventes farão um novo mata-mata com os cruzamentos já definidos previamente. Os quatro que avançarem vão à fase de grupos.
Segundo a Conmebol, o seu ranking determinará quem estará no pote 1 ou 2 para o sorteio da segunda fase. Os oito melhores colocados que entram na segunda fase ficarão de um lado, e os cinco piores no ranking mais os três vindos da primeira fase estarão no outro.
Estão garantidos na primeira fase: Royal Pari (Bolívia), Universidad Católica (Equador), Guaraní (Paraguai), Universidad César Vallejo (Peru) e Caracas (Venezuela), além do Uruguai 4.
Estão confirmados na segunda fase: San Lorenzo (Argentina), Bolívar (Bolívia), Junior Barranquilla e Atlético Nacional (Colômbia), Independiente del Valle (Equador), Libertad (Paraguai), Ayacucho (Peru) e Deportivo Lara (Venezuela). Ainda restam definir os participantes de Brasil, Chile e Uruguai.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/j/8/FSKObCRPqrEP7GB5BeOQ/gettyimages-1273238792.jpg)
Independiente Del Valle, que enfrentou o Flamengo na última Libertadores, também estará na Fase 2 — Foto: Getty Images
Sul-Americana sem brasileiros na primeira fase
Na mesma sexta-feira serão sorteados os confrontos da primeira fase da Copa Sul-Americana 2021, sem a presença de clubes brasileiros e argentinos.
Os 32 representantes de Bolívia (4), Chile (4), Colômbia (4), Equador (4), Paraguai (4), Peru (4), Uruguai (4) e Venezuela (4) duelarão em confrontos nacionais. Os 16 que passarem vão à fase de grupos com seis da Argentina, seis do Brasil e mais os quatro eliminados na Fase 3 da Libertadores.
As fases de grupos da Libertadores e Sul-Americana serão sorteadas posteriormente, em 14 de abril.


