Paraíba

CRM-PB diz que há divergência em leitos de enfermaria e UTI em João Pessoa; números apontam que Santa Isabel e HULW fecharam suportes

20/11/2020


Imagem ilustrativa - Leitos da Rede Municipal de Saúde

Redação / Portal WSCOM

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) apontou, na manhã desta sexta-feira (20), após levantamento, que existem divergências sobre a quantidade de leitos ativos de Enfermaria e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) abertos para pacientes com Covid-19 em comparação aos números apresentados no Plano de Contingência em visita a unidades hospitalares de João Pessoa.

Segundo o levantamento feito após um pedido do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), os números revelam leitos fechados no Hospital Santa Isabel e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

O relatório aponta que o Hospital Santa Isabel apresentou durante visita do Conselho 20 leitos de enfermaria e 35 de UTI adulto ativos. Já no Plano de Contingencia, existem 28 leitos de enfermaria e 35 de UTI ativos. Ou seja, 8 leitos de enfermaria foram fechados na unidade.

Já no HULW, o CRM-PB encontrou 7 leitos de enfermaria e 6 de UTI ativos. Já no Plano de Contingência, consta a informação que existem 10 leitos de enfermaria e 7 de UTI. Fazendo um recorte, 4 suportes de atendimento para pacientes com Covid-19 também foram desativados na unidade hospitalar.

Aumento de casos
A cidade de João Pessoa apresenta um aumento no número de casos da doença, sendo 350 notificações nas últimas 48h. Segundo o CRM-PB, dos seis hospitais públicos referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19 na Região Metropolitana da Capital, quatro estavam com a ocupação de leitos de UTI superior a 70%, entre os dias 13 e 18 de novembro.

O portal WSCOM entrou em contato com o secretário Municipal de Saúde de João Pessoa Adalberto Fulgêncio para comentar sobre o suposto fechamento de leitos, porém, o mesmo não atendeu ou retornou as ligações e até o fechamento desta matéria não respondeu aos questionamentos da Redação. A assessoria de imprensa do Hospital Universitário Lauro Wanderley também foi procurada e não atendeu as ligações.

Confira os números:

Imagem reprodução – Conselho Regional de Medicina da Paraíba apresenta números de leitos de enfermaria e UTI para Covid-19 nos Hospital de João Pessoa

 

Hospital Santa Isabel e Hospital Universitário apresentam número maior de leitos ativos no Plano de Contingência em comparação aos dados apresentados pelo CRM-PB

Os números apresentados são do Plano de Contingência do Governo da Paraíba relativo ao mês de outubro, extraídos do portal de transparência da Covid-19. (Clique aqui e confira).

Matéria atualizada às 18h05 após o recebimento dos números atualizados pela Secretária de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), constando ainda a divergência nos números.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.