Saúde

Covid-19: Geraldo Medeiros nega diminuição de envio de doses de vacinas a municípios; Saúde aponta transparência na distribuição


14/04/2021

Imagem reprodução - Geraldo Medeiros durante coletiva

Portal WSCOM



O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, negou que houve envio menor de vacinas para municípios, após questionamento da Prefeitura de Campina Grande. Ele revelou que, na verdade, houve a duplicidade de uma guia de recebimento que foi enviada ao Ministério da Saúde.

“Os 41 municípios e ontem Campina Grande retificaram e verificaram que houve uma duplicidade de guia de recebimento e consequentemente normalizado o quantitativo pelo Ministério da Saúde. Não houve nenhuma diminuição de envio de doses para Campina Grande”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ressaltou que disponibiliza uma ferramenta para que a população saiba quantas doses dos imunizantes contra a covid-19 foram entregues em cada município. O Painel de Vacinação dispõe de informação sobre a primeira e a segunda dose, bem como a discriminação por fabricante. O link está no portal do Governo do Estado desde a chegada da primeira remessa de vacinas à Paraíba, em janeiro deste ano.

A informação sobre a distribuição e aplicação de vacinas na Paraíba está ao alcance dos cidadãos por meio do endereço eletrônico https://superset.plataformatarget.com.br/superset/dashboard/vacinas/. No ambiente eletrônico é possível visualizar o quantitativo total de vacinas recebidas, quantas pessoas formam o grupo prioritário, a cobertura vacinal da primeira e da segunda dose, além da reserva técnica armazenada na SES.

De acordo com Geraldo Medeiros, as doses de imunizantes contra o novo coronavírus são distribuídas de acordo com o quantitativo populacional do grupo prioritário que cada município possui. “Nós realizamos a conferência de todos os lotes e a distribuição das vacinas para os 223 municípios paraibanos de acordo com o PNI. É importante salientar que a secretaria tem mantido transparência das ações e que a população pode conferir dentro dos canais oficiais do Governo do Estado”, enfatiza.

Além das informações gerais, é possível visualizar a situação específica de cada município, bem como a meta de vacinação atingida, divisão por grupo prioritário e a população alvo de cada uma delas por todo o estado. O Painel de Vacinação é atualizado diariamente com as informações repassadas pelas secretarias municipais de saúde

Maurilio de Almeida

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.