Paraíba

Comunidade acadêmica protesta na UFPB contra nomeação de Valdiney Gouveia como reitor por Bolsonaro


05/11/2020

Portal WSCOM

Um protesto foi realizado na tarde desta quinta-feira (5) em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa, contra a posse do professor Valdiney Gouveia, nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo reitor da Instituição.

Membros de entidades estudantis, de professores e servidores se reuniram em frente ao prédio e entoaram o grito “Reitora eleita é reitora empossada’, em favor de Terezinha Domiciano, vencedora da consulta pública para a Reitoria.

Após a concentração na Reitoria, os manifestantes saíram em passeata para a entrada do Campus I da UFPB.

Veja:

Entenda

O presidente Bolsonaro nomeou o professor Valdiney Gouveia como novo reitor da UFPB pelos próximos quatro anos. Ele ficou em terceiro lugar, com apenas 5,35% dos votos, atrás de Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, 48,44%, e Isac Almeida e Regina Celi Mendes, com 46,21% na Consulta Pública feita pela comunidade acadêmica.

Durante o processo eleitoral, Valdiney apontou ser defensor das ideias do presidente Bolsonaro, a exemplo do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais que visa participação da iniciativa privada dentro do ensino público.

Maurilio de Almeida

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.