Paraíba

Com possibilidade de chuvas, Defesa Civil entra em alerta em João Pessoa


01/08/2020

Imagem ilustrativa (Foto: Arquivo)

Portal WSCOM



A previsão meteorológica para este sábado (1º) indica probabilidade de chuvas passageiras na Capital, mas a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa está em alerta para atender qualquer eventualidade que possa ocorrer em decorrência das chuvas. Em caso de necessidade, a população poderá ligar para o número 0800-285-9020 para solicitar apoio à Defesa Civil.

“A Defesa Civil é uma secretaria que não fecha, estamos sempre de plantão para atender a população”, ressalta Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil. Ele afirma que o objetivo é evitar ou minimizar os impactos causados pela chuva e restabelecer a normalidade social. Quando solicitada, a equipe se dirige ao local, analisa a situação e faz o encaminhamento necessário.

“Com o nosso trabalho preventivo, praticamente zeramos o número de famílias desabrigadas em João Pessoa, nos períodos de chuva, e não tivemos mais acidentes com mortes ou feridos”, comenta Noé Estrela.

João Pessoa em Ação – O trabalho preventivo é executado por meio do programa João Pessoa em Ação, que tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Nos últimos anos, o programa conseguiu tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), com o desenvolvimento de ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para reduzir os impactos das chuvas e evitar transtornos para a população.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //