Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Tudo na dependência de quase tudo


19/03/2015

Foto: autor desconhecido.

Os fatos e movimentos políticos de bastidores permitem dizer que não há precipitação ainda das articulações intensas de olho em 2015, embora cada um dos atores tenha buscando se credenciar em primeiro lugar para sobreviver aos efeitos da crise econômica visando se saber quem se sairá melhor depois da turbulência.

O governador Ricardo Coutinho e os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e de Campina Grande, Romero Rodrigues, assim como os demais atores da disputa municipal experimentam cenários que dependem deles a partir do controle da gestão e outros não porquanto somente se o Planalto liberar os cofres é que se conhecerá o tamanho de cada um no futuro próximo.

Da parte do governador, que não disputará nenhum cargo majoritário 1té 2018, o foco dele na gestão tem buscando gerar efeitos para fora querendo se credenciar na cena nacional diante da ausência de grande nome do PSB na atual fase. Nem por isso, ele deixa de olhar e querer interferir na disputa da capital em 2015, ainda sem definição real, pois só há especulação até agora.

No caso de Luciano Cartaxo, candidato à reeleição, todas as fichas passam por focar em resultados no decorrer de 2015 para tentar colher mais frutos / dividendos em 2016, tanto que tem exigido muito da equipe que caiam em campo visando atrair respostas das obras e ações. É deste conjunto de valores que depende seu futuro.

Guardadas as proporções do tamanho da máquina, a Prefeitura de Campina anda tomada de restrições orçamentárias dai a decisão de Romero Rodrigues de buscar um partido da base aliada de Dilma Rousseff porque entende somente assim ele conseguirá sobreviver atraindo recursos do governo federal.

Como se vê, tudo ainda depende muita coisa.

UMAS & OUTRAS

…O Procurador Geral de Justiça, Bertrand Asfora, é personagem fundamental para o futuro do MP estadual no quesito eleição para Procuradoria Geral. Existem vários nomes se articulando, portanto, resta saber se ele deverá ser candidato à reeleição ou nã.

…O IPHAEP aprovou com ajustes o projeto de reurbanização do Parque Solon de Lucena. O trânsito futuro passará a ser feito na parte externa.

…A desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti transita com desenvoltura em Brasilia. Almeja o Superior Tribunal de Justiça. Tendo o marido/senador José Maranhão ascendente no Planalto, as chances passam a existir.

…O vice-prefeito Nonato Bandeira e sua inseparável Célia foram vistos no Festival de Jazz na Casa da Pólvora, domingo. Ele anda monossilábico quando fala de política.

O Conselheiro do Tribunal de Contas, Nominando Diniz, está no esquente, de volta, à lides do TCE. Vai entrar forte no SUS.

…O deputado estadual Ricardo Barbosa tem se credenciado como parlamentar atuante e inquieto na questão da saúde. Faz bem.

…Nunca mais se ouviu falar do médico Reginaldo Tavares, mesmo presidente da Unimed Norte e Nordeste. Ele sempre gostou de política a partir da Capital.

ÚLTIMA

"Onde houver trevas/ que eu leve a luz…"


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.