O novo timing da Mídia, o Caso Siqueira e a realidade da audiência digital

O Mundo da comunicação vive na prática os efeitos fantásticos da Quarta Revolução depois do advento da Tecnologia da Informação, a Inteligência Artificial e as Redes Sociais fulminando com as velhas táticas dos veículos tradicionais. A sociedade se empoderou e tirou a primazia do controle da informação da velha Mídia.

Para não ficar no campo da tese abstrata, nesta sexta-feira, 13, em João Pessoa, a celebração no Ministério Público Federal de um TAC ( Termo de Ajustamento de Conduta) envolvendo a TV ARAPUAN sobre o Caso Siquera bem demonstra a força dos novos tempos.

CONTEÚDO E POSTURA NA MÍDIA

O compromisso formal da emissora de se desculpar pelos excessos cometidos pelo apresentador ao tratar mal e agressivamente uma telespectadora/usuária das Redes Sociais prova que não há mais lugar para a ridicularização no tratamento com os cidadãos e cidadãs.

Foi a força da reação popular nas Redes Sociais contra a postura do profissional que o tirou do ar e enquadrou a todos os veículos, e não só a TV ARAPUAN, a ter cuidado e respeito com a cidadania.

O Caso Siquera serve para todos, sem exceção.

A MÍDIA DIGITAL E A AUDIÊNCIA

Volta e meia alguém expõe a audiência do mercado de Mídia Digital na Paraíba. O que poucos sabem é que diversos dos endereços dessa Mídia se utilizam de robôs para inflar, crescer sua audiência.

Ora, se há de fato mecanismos usados de artificializar resultados forjando números de audiência é evidente que este quadro é irreal e/ou falso.

Na Paraíba, por exemplo, a AMIDI bem poderia intermediar para que todos os veículos de Mídia Digital tivessem aferição do GOOGLE ANALYTICS, como tem o Portal WSCOM, porque assim teremos a audiência sensata e realista.

Não há mais tempo para arrumação amadora.

 

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