Geral
Cássio tenta se superar
01/01/2007
Foi o ex-governador João Agripino quem cunhou uma frase até hoje trepidante. Dizia ele: ninguém se repete no Governo, isso no sentido de que, na tese agripiana, os mandatos de reeleição costumam ser com ritmos e resultados abaixo do primeiro.
Sem que houvesse qualquer ilação entre o passado e o presente, mas é, involuntariamente coincidente que surja como forma de desmestificar esse conceito todos os objetivos do governador Cássio Cunha Lima expostos ao ser empossado nesta segunda-feira, 1.
Repito: em todas as falas, discursos e entrevistas concedidas no dia da posse, o governador foi peremptório, incisivo, ressaltando que vai adotar novos procedimentos a partir de agora visando impedir a acomodação, a pouca disposição de luta e resultado chinfrim da administração estadual nesta segunda fase.
Se deletar ou impedir esse conjunto de constatações, de fato ele tirará da condição infalivel a tese de Agripino.
Há vários aspectos a se considerar nesse novo manequim assumido por Cássio. Primeiro que, ele passa a adotar de agora em diante a impessoalidade dos símbolos de governo resgatando até a bandeira da Paraíba como marca de governo.
Segundo, as medidas a serem anunciadas provavelmente depois de amanhã no campo da estrutura de equipe, de fato buscam reduzir gastos supérfluos na tentativa de azeitar a máquina com número de funcionários e comissionados no tamanho do possível para gerar resultados mesmo.
Terceiro, ele está também disposto a conviver com a Oposição liderada pelo senador José Maranhão em clima de Pacto Mínimo em favor da Paraíba, melhor dizendo, dos mais sofridos dos paraibanos a maioria deles.
No paralelo, Cássio se insinua decidido a repor na pauta a rediscussão do perfil da divida dos estados com o Governo Lula e vai brigar muito para incrementar uma série de obras estruturantes, agora a atratividade de novos investimentos externos.
Dentro desse cenário, não tenho dúvidas em dizer que o governador quer superar-se neste segundo mandato para mostrar que é possível construir saídas diante de crises conjunturais e econômicas de alto volume.
Se conseguir chegar a isso, mesmo que não seja mote nem pauta de sua trajetória agora (o que vou antecipar), ele estará se credenciando para vôos mais altos quem sabe a vice-presidência em 2010. Mas, só se der certo agora.
Sabotagem inaceitável
Tudo leva a crer que houve de fato sabotagem no pipocar dos fogos durante o reveillon na praia de Tambau, sob patrocínio da Prefeitura de João Pessoa.
Hoje, o presidente da Funjope, Lau Siqueira, disse com todas as letras que houve sabotagem, não se sabe ainda por parte de quem.
A Capitania dos Portos instalou processo para esclarecer de vez o grave problema.
Primeiro questionamento
Foi o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, quem deu a senha de como a Oposição vai tratar o Governo Cássio 2.
Ontem, Vené cobrou do governador a volta de novo cálculo para distribuição do ICMS e recursos para eventos como a Micarande e Maior São João do Mundo.
É, de fato ele só fez cobrar, não disse qual a contra-partida.
Discurso sensato
O novo presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira, tomou posse nesta segunda-feira com análises e revelações de quem está decidido a marca a gestão.
Falou em diálogo com o prefeito Ricardo Coutinho, mas disse não admitir intromissão no Legislativo. Disse que vai tratar muito bem os servidores e já confirmou mudanças no regimento interno.
Durval Ferreira vai construir a mais significa reforma física da Câmara desde a sua inauguração.
Umas & Outras
…Nesta terça-feira uma das posses mais concorridas de fato é a do economista Julio Rafael, na superintendência do Sebrae.
…Eitel Santiago só tomará posse dia 22.
…Inaldo Leitão fica esta semana em João Pessoa para acertar com Jacy Toscano o tamanho da estrutura. Na segunda-feira vai à Brasília assumir o escritório de Representação.
…Anotem este nome: Marcus Vinicius.
…Glauce Burity vai criar um site com tudo sobre vida e obra de Tarcisio Burity. Resgata em tempo uma memória especial.
Última
Hoje o tempo voa, amor/
Escorre pelas mãos…
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.