Saúde

Unimed JP conta com UTI equipada com alta tecnologia para tratamento da covid-19

26/06/2020


UTI para Covid-19. Unimed JP

Portal WSCOM

Na luta pela vida, a terapia intensiva faz toda a diferença. No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, o paciente com covid-19 conta com uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estruturada, segura e humanizada. No combate à doença, o hospital montou um fluxo de atendimento especial. Neste fluxo, os leitos de UTI foram ampliados.

Em tempos “normais”, sem a covid-19, a rotina de uma UTI já exigia muito dos profissionais. Com o surgimento da doença, os processos e fluxos ficaram ainda mais rigorosos. Todo o tratamento é feito de forma individualizada para o cuidado ao doente, com uma dinâmica de atividades multidisciplinar.

“A UTI covid-19 é diferente de outra UTI convencional pelas práticas redobradas de higienização e da paramentação e desparamentação com EPI, como também pela gravidade dos doentes. É um cenário de desafio clínico pela alta complexidade dos casos”, explicou o responsável técnico pela UTI Clínica, o médico intensivista Igor Mendonça do Nascimento.

Mudanças

Diante o desafio do combate a esta nova doença e da situação adversa que todos passam por causa da pandemia, o médico Igor Mendonça observa que as mudanças realizadas no Hospital Alberto Urquiza para atender esse público foram positivas. “Nossa gestão clínica, por exemplo, teve mudanças. Temos maior robustez de ações harmônicas entre os diversos setores hospitalares, objetivando resultados assistenciais consistentes. Isso reflete na sobrevida dos pacientes”, disse.

Ele explicou, ainda, que os cuidados tomados com os pacientes nas UTIs do Hospital Alberto Urquiza Wanderley são norteados pela monitorização dos sinais e sintomas, principalmente em relação à hemodinâmica e à ventilação.

Novos fluxos e isolamento

Desde o começo do enfrentamento à covid-19, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, adotou várias medidas para dar segurança no atendimento, tanto ao paciente quanto a todos os profissionais envolvidos. Uma delas foi trabalhar o tempo todo com o duplo fluxo de pacientes, fazendo com que clientes de todas as patologias continuassem sendo atendidos com segurança. Para isso, isolou uma área e instalou a UTI exclusiva para a covid-19, com os mais modernos equipamentos e profissionais preparados.

“Usamos diariamente a Ultrassonografia à beira do leito auxiliando na tomada de decisão mais precisa com diagnósticos mais acurados, dispomos de uma monitorização de aeração pulmonar com tomografia por bioimpedância, como aparelhos modernos no ambiente de UTI”, exemplificou Igor Mendonça.

O médico intensivista José Eymard Filho, responsável técnico Multiprofissional de Terapia Nutricional, que está na UTI destinada aos pacientes em tratamento de covid-19, disse que o trabalho relacionado a esta doença se torna mais estressante.  Ele ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos no tratamento.

“Nossa atuação é sempre em conjunto com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas. Nós da coordenação médica estamos sempre atentos a todos os processos relacionados ao tratamento da doença e também ao bem-estar do paciente”, disse Eymard.

Humanização

Uma ação simples que está fazendo muita diferença na UTI- tanto para os pacientes, quanto para seus familiares – é a realização de vídeochamadas antes da intubação. “Em decorrência do isolamento imposto pela própria doença, os familiares não conseguem o contato direito com seu familiar. Por isso, antes da intubação, fazemos uma vídeochamada para que todos possam se tranquilizar”, explicou o médico intensivista José Eymard.

Todos os processos adotados seguem as normas de segurança, de assertividade e de resolutividade exigidos pelo credenciamento hospitalar. O Hospital Alberto Urquiza trabalha com nível de qualidade internacional, contando com uma estrutura inovadora de leitos individuais, com tecnologia de monitoramento sofisticada, garantindo os melhores resultados possíveis.

Banner Portugal

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.