Brasil & Mundo

Relator da Reforma Tributária diz que parecer já está pronto com unificação de  impostos e combate à desigualdade econômica


14/04/2021

Por Walter Santos

EXCLUSIVO – Embora as atenções do Brasil estejam voltadas agora para novas etapas da CPI da Covid consolidada pelo Senado Federal, no paralelo o relator da Reforma Tributária, deputado federal Aguinaldo Ribeiro, assegura em longa entrevista à próxima edição da Revista NORDESTE, que já está com parecer pronto para apresentar assim que os trabalhos normais no Congresso Nacional sejam retomados.

– Estamos tratando da unificação de impostos sobre consumo com criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), antecipou o líder da Maioria tanto na Câmara quanto no Senado Federal, aliás com ele tratando na entrevista sobre como conquistou o acúmulo de representação bicameral.

Na entrevista, ele aborda a conjuntura no Congresso no trato da Covid, Auxilio Emergencial que defende ter melhor sido repetindo o valor de R$ 600,00, mas no trato da Reforma Tributária entende ser fundamental a redução das desigualdades.

– A grave desigualdade econômica brasileira é um dos problemas que a Reforma Tributária combaterá. O atual sistema tributário incide fortemente sobre o consumo e cria a situação inaceitável de pessoas pobres pagarem mais impostos do que  as ricas, disse ele para concluir:

– A carga tributária brasileira está concentrada nos impostos indiretos inseridos em toda e qualquer mercadoria. Portanto, impostos como ICMS e IPI passam despercebidos pelo consumidor, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.