Paraíba
Quatro trechos de praia na Paraíba estão impróprios para banho; confira os locais
As amostras de água foram coletadas em locais específicos, e o alerta é válido para um raio de 100 metros em torno de cada ponto onde foram detectados sinais de poluição.
11/01/2025
Portal WSCOM
O relatório mais recente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) apontou que quatro trechos de praias do litoral paraibano estão impróprios para banho. A análise de balneabilidade avalia a qualidade da água em 62 pontos ao longo da costa do estado.
As amostras de água foram coletadas em locais específicos, e o alerta é válido para um raio de 100 metros em torno de cada ponto onde foram detectados sinais de poluição.
Confira os trechos que devem ser evitados nos próximos dias:
- Praia de Jacarapé, Arraial do Sol (João Pessoa) – Em frente ao Centro de Convenções.
- Praia de Jacarapé, Arraial do Sol (João Pessoa) – Em frente à desembocadura do Rio Cuiá.
- Praia de Pitimbu, Maceió e Guarita (Pitimbu) – Em frente à desembocadura do Riacho Engenho Velho.
- Praia de Pitimbu, Maceió e Guarita (Pitimbu) – Em frente à desembocadura da Lagoa.
Nadar em áreas contaminadas pode acarretar riscos à saúde, uma vez que a presença de bactérias fecais na água pode indicar poluição por esgoto doméstico ou resíduos de origem animal. Isso pode causar doenças de transmissão hídrica, com sintomas como vômito, febre, diarreia e dores abdominais.
Grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa, correm maior risco de infecções e complicações após o contato com águas poluídas.
A Paraíba conta com aproximadamente 138 quilômetros de litoral, distribuídos entre 68 praias localizadas em nove municípios: Mataraca, Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto, Lucena, Cabedelo, João Pessoa, Conde e Pitimbu.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.