Nordeste

Profissionais de João Pessoa vencem Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste


08/04/2021

Os jornalistas Richelle Bezerra e Isabelle Vasconcelos. (Foto: Reprodução/Instagram)

Portal WSCOM

Os jornalistas Richelle Bezerra, Josi Simão e Isabelle Vasconcelos foram os vencedores do Grande Prêmio Nacional, conferido pelo Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2020, com a reportagem “Resilientes – Empresários revelam alternativas que os fizeram se readaptar e seguir em frente mesmo com a pandemia”. A matéria foi veiculada em 29 de dezembro do ano passado, no Portal Ideia Positiva On Line, de João Pessoa, capital da Paraíba.

Foram premiados, ao todo, 18 trabalhos jornalísticos, distribuídos nas categorias Nacional Rádio, Nacional Impresso, Nacional Audiovisual, Nacional Internet, Universitário, Extrarregional e 11 prêmios regionais, contemplando produções dos nove estados da Região e de Minas Gerais e do Espírito Santo, que integram a área de atuação do BNB

O Prêmio que reconhece produções jornalísticas as quais retratam iniciativas sobre desenvolvimento regional, em seus diversos aspectos, recebeu 150 inscrições. Os trabalhos foram classificados nas categorias Grande Prêmio, Profissional e Universitário.

A divulgação dos vencedores, em 2021, deve-se à suspensão do Prêmio, em 2020, em consequência da crise sanitária. Em dezembro do ano passado, o Banco reabriu as inscrições, possibilitando maior participação dos profissionais de imprensa em uma das premiações mais importantes do país.

Veja abaixo os trabalhos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2020:

– Grande Prêmio Nacional: “Resilientes: empresários revelam alternativas que os fizeram se readaptar e seguir em frente mesmo com a pandemia”, Portal Ideia Positiva On Line, de João Pessoa (PB), por Richelle Bezerra, Josi Simão e Isabelle Vasconcelos.

– Nacional Rádio: “Melão, o ouro do semiárido potiguar”, Rádio Universitária Natal, de Natal (RN), por Glynner Brandão, Maralice Freitas, Demóstenes Nogueira, Ednaldo Martins, Fernando Amaral, Matteus Fernandes, Wallacy Medeiros, Gil Eduardo, Kevin Muniz e Jaime Azevedo.

– Nacional Mídia Impressa: “Conservação e uso racional da água: sustentabilidade e renda no semiárido”, Estado de Minas, de Belo Horizonte (MG), por Luiz Ribeiro.

– Nacional Internet: “Especial: microempreendedores e o papel na recuperação econômica do Maranhão”, G1 Maranhão, de São Luís (MA), por Rafael Cardoso Souza.

– Nacional Audiovisual: “Série Vocação”, TV Sergipe, de Aracaju (SE), por Carla Suzanne.

– Extrarregional: “Fiandeiras, tecelãs e tintureiras resgatam orgulho e tradição no sertão de Minas Gerais”, National Geographic, por Carolina Cunha, Caliane Oliveira, Janine Moraes, Miguel Vilela, Gabriel de Sá, Mariana Balieiro e Janaína Castro.

– Universitário: “Empreendedorismo jovem impulsiona ecossistema de startups no Rio Grande do Norte”, Lide Jornal / Agência Universitária de Jornalismo de Aprofundamento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de Natal (RN), por Felipe Salustino da Silva.

– Alagoas: “Nascida no sertão de Alagoas, cerveja feita de mandacaru é a primeira do Brasil”, Tribuna Independente, de Maceió (AL), por Thayanne Magalhães.

– Bahia: “Com mel que pode custar R$ 300, criação de abelha sem ferrão é feita até em armário de apartamento na Bahia: ‘Reprodução fácil'”, G1 Bahia, de Salvador(BA),por Lilian Marques e Valma Silva.

– Ceará: “Crédito para os pequenos negócios – O impulso para a inovação”, TV Assembleia Ceará, de Fortaleza (CE), por Cibele Fabricia Couto, Suely Frota Frota Bezerra, José Reginaldo da Silva, Daniel Cardoso Teixeira, José Ribamar Júnior e José Félix Magalhães.

– Espírito Santo: “Manicure agarra oportunidade de renda com confecção de máscaras”, Jornal Tribuna do Cricaré, de São Mateus (ES), por Wellington Prado de Asevedo.

– Maranhão: “Empreendedor investe em negócio de impacto social”, TV Assembleia Maranhão, de São Luís (MA), por Fábio Cabral, Fábio Lima e Ângelo Moraes.

– Minas Gerais: “Benjamim Guimarães: histórias do último vapor do mundo”, Rede Minas, de Belo Horizonte (MG), por Laura Zschaber, Ana Paula Gomes, Naiara Guimarães, Aline Scaproni e Bruna Cevidanes.

– Paraíba: “Energia de sol à sola”, TV Correio, de João Pessoa (PB), por Hermes de Luna.

– Pernambuco: “À espera da água”, Marco Zero Conteúdo, de Recife (PE), por Inês Campelo e Sérgio Miguel do Nascimento Buarque.

– Piauí: “Piauí desponta na produção de energia solar e gera mais de 7 mil empregos no semiárido”, Portal Cidade Verde, de Teresina (PI), por Hérlon Moraes.

– Rio Grande do Norte: “Série Sertão de cabra e bode”, TCM HD, de Mossoró (RN), por Moisés Henrique Albuquerque, Leonardo de Brito Melo, Tárcio Araújo e Fernando Nícolas Melo.

– Sergipe: “Energia solar em Sergipe já é uma realidade”, Fan FM, de Aracaju (SE), por José Antonio Barroso Guimarães.

Maurilio de Almeida

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você