A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) entrou na lista de nomes sugeridos para integrar o quarto governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A indicação foi apresentada por lideranças do Progressistas em meio às negociações da federação União Progressista com o Palácio do Planalto para a composição da equipe ministerial. A informação é do jornalista Igor Gadelha, do Metropoles.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Entre no nosso grupo e saiba tudo em primeira mão
A movimentação ocorre após Daniella abrir mão de disputar a reeleição ao Senado em 2026 para priorizar o projeto eleitoral do filho, Lucas Ribeiro (PP), que assumiu o Governo da Paraíba e disputou a reeleição estadual, obtendo êxito já em primeiro turno.
Dirigentes da federação encaminharam ao Planalto sugestões de parlamentares considerados mais próximos do campo político de Lula. No caso do PP, o nome apresentado foi o de Daniella, que mantém vínculos políticos com integrantes da base governista.
🗳️ Acompanhe a política de perto.
Receba as principais notícias de política do WSCOM diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se gratuitamente e receba o resumo diário do WSCOM às 19h no seu e-mail.
Desistência do Senado e projeto político na Paraíba
A possível entrada de Daniella no governo federal surge depois de a parlamentar deixar a disputa por um novo mandato no Senado para concentrar esforços na candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba.
Lucas chegou ao comando do Executivo paraibano após ocupar o cargo de vice-governador na gestão de João Azevêdo.
Aguinaldo Ribeiro também mantém proximidade com Lula
Outro fator que aproxima a família Ribeiro das negociações ministeriais é a atuação do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), segundo o Metropoles. Ele estaria entre os parlamentares do Progressistas com maior interlocução com o Palácio do Planalto.
O PP também participou do governo anterior de Lula por meio de André Fufuca, que ocupou o Ministério do Esporte. Eleito senador em 2026, Fufuca tem previsão de permanecer no Congresso Nacional, abrindo espaço para uma nova indicação da legenda à equipe ministerial.
União Brasil também apresenta nomes ao Planalto
Além de Daniella Ribeiro, a federação União Progressista apresentou outros nomes para a composição do governo.
Pelo União Brasil, foram sugeridos os deputados federais Moses Rodrigues, do Ceará, e Pedro Lucas Fernandes, do Maranhão.
Pedro Lucas chegou a receber convite para assumir o Ministério das Comunicações em 2025, mas recusou a proposta.


