Saúde

Paraíba realiza dia D de Multivacinação neste sábado em todo Estado


06/10/2023

Portal WSCOM

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará mais um Dia D de Multivacinação neste sábado (7), em todo Estado. O objetivo é ampliar a oferta de vacinas, atualizar o esquema vacinal e melhorar a cobertura das vacinas de rotina para prevenir doenças em crianças e adolescentes menores de 15 anos nos 223 municípios, com base no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A abertura acontece em João Pessoa e Campina Grande.

Todos os 223 municípios da Paraíba vão participar da campanha, com um total de 814 salas de vacinas abertas para atender crianças e adolescentes menores de 15 anos. O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, reforça a importância de a população aderir à campanha e faz uma convocação a todos os pais e responsáveis para que levem seus filhos menores de 15 anos a um posto de saúde. “A Paraíba tem sido referência no país no cumprimento das metas de campanha em função de ações estratégicas, como o Vacina Mais Paraíba. Para o dia D de Multivacinação, nossa expectativa é impedir a reintrodução de doenças que são prevenidas por vacina, retomando as altas coberturas vacinais em crianças e adolescentes”, comentou.

Em João Pessoa, a abertura do dia D de Multivacinação acontece na Escola Municipal Índio Piragibe, em Mangabeira. Além da oferta de vacinas, no local serão disponibilizados serviços voltados para as mulheres, das 8h às 16h, com atendimento médico de mastologista e ginecologista. As usuárias também vão poder agendar o exame de mamografia, fazer coleta de citológico e dispor de outros exames médicos. As mulheres que comparecerem com seus filhos para a vacinação poderão contar com serviços de beleza como corte de cabelo e esmaltação das unhas, entre outros.

Ainda na Capital, os pontos de vacinação, como Unidades de Saúde da Família, Centro Municipal de Imunizações e Policlínicas Municipais, ficarão abertos até meio-dia. Além disso, haverá dois pontos fixos de vacinação no Shopping Sul e na loja Ferreira Costa, das 12h às 21h. Em Campina Grande, a abertura vai ser no Parque da Criança e as Unidades de Saúde da Família estarão abertas durante todo o dia. Residentes dos demais municípios deverão consultar o horário de funcionamento dos pontos de vacinação de cada localidade.

A Paraíba dispõe de todas as vacinas de rotinas necessárias para esta campanha de multivacinação e distribuiu todas as 371.659 mil doses solicitadas pelos municípios. A Campanha Nacional de Multivacinação vai até o dia 14 de outubro e é mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, que incentiva a vacinação com imunizantes como: tríplice viral, DTP, pentavalente, pneumocócica 10, meningocócica C, meningocócica ACWY, além de vacinas que protegem contra poliomielite, papilomavírus humano (HPV), febre amarela, hepatite A e rotavírus humano, entre outras.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //