Mais de 100 lixeiras foram destruídas por vândalos este ano em João Pessoa, diz Emlur

Imagem Substituída

 Mais de 100 papeleiras foram danificadas este ano na cidade de João Pessoa, de acordo a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Somente no último final de semana foi registrada a destruição de cerca de 20 papeleiras no calçadão da praia de Cabo Branco, na orla marítima da Capital.

“O fato está sendo apurado e as papeleiras já foram repostas. A instalação desses equipamentos é indispensável para a cidade e tem o objetivo de manter os espaços limpos e incentivar a população a fazer o descarte correto de resíduos. Infelizmente, algumas pessoas não valorizam e nem preservam o patrimônio público, que é meu, seu, de toda população”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

De acordo com o Almoxarifado da Emlur, ao todo, 112 equipamentos foram danificados este ano e substituídos. Os atos de vandalismo incluem danos na tampa, suporte e até roubo da papeleira. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 9.072,00, valor que poderia ser investido na compra de novos equipamentos em prol da limpeza urbana.

Segundo o responsável pela instalação desses equipamentos na Emlur, Ranulfo Borba Gomes, a prática de vandalismo é constante e ocorre com mais frequência no centro da cidade e na orla marítima, principalmente no período de alta estação e durante a realização de grandes eventos de rua, a exemplo de Carnaval e Réveillon.

Os vândalos são versáteis e usam várias formas para destruir as papeleiras – são arrancadas, queimadas e até explodidas, sem contar com os roubos. Essa prática se estende a outros equipamentos de limpeza, como cestos e lixeiras instaladas em vários pontos da cidade, como na faixa de areia da praia e nos mercados públicos. “Após a retirada dos equipamentos, verificamos as condições da peça, se dá para restaurar, porém, a maior parte não tem condição de conserto”, explica Ranulfo Borba.

lixeira joao pessoa

lixeira joao pessoa

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso