Saúde

Letalidade da Covid-19 cai a 7,9% na Paraíba após aumento de testagem; 32% de mortes foram de cardiopatas

05/05/2020


Novo SARS-CoV-2 de Coronavírus Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula mostrando sinais morfológicos de apoptose, infectados com partículas do vírus SARS-COV-2 (verde), isoladas de uma amostra de paciente. Imagem capturada no NIAID Integrated Research Facility (IRF) em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Da Redação / Portal WSCOM



A taxa de letalidade por Covid-19 na Paraíba chegou a 7,9% de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria do Estado de Saúde. O Estado teve uma baixa no índice após o aumento da testagem.

A Secretaria recebeu 20 mil testes na última semana de abril de um lote de 310 mil testes rápidos que foram comprados. Com a distribuição e início da testagem, a taxa de letalidade diminui do percentual anterior, que chegou a 14,5%.

Na Paraíba, a cada 100 pessoas contaminadas, aproximadamente 8 evoluíram a óbito. A taxa observada no país é de 6,8%, nesse mesmo período. A taxa se mantém maior entre a população de idosos com 80 e mais anos de idade, com 36.7%.

As principais comorbidades apresentada entre os casos que evoluíram a óbito foram as cardiopatias (32%), seguidas pela diabetes e hipertensão arterial sistêmica (30%). Sendo que 51% deles apresentavam até três comorbidades. Outros 7% (5/74) eram fumantes e/ou etilistas. Também evoluiu ao óbito nesse período, uma gestante, de 20 anos de idade, com 22 semanas de gestação e portadora de asma.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.