Justiça

Inscrições para Conciliadores Voluntários terminam sexta-feira


19/02/2025

Sede do Tribunal de Justiça da Paraíba (Foto: Ednaldo Araújo, Ascom TJPB)

Portal WSCOM

O Processo Seletivo para o preenchimento de vagas da composição do Banco de Mediadores/Conciliadores Judiciais Voluntários do Tribunal de Justiça da Paraíba encontra-se com inscrições abertas até esta sexta-feira (21). Foram registradas, até agora, 155 inscritos. Os aprovados atuarão nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), de Primeiro e Segundo Graus, instalados em todo o estado.

As inscrições são gratuitas e serão analisadas por ordem de inscrição através do preenchimento obrigatório do formulário eletrônico que ficará disponível no portal da Conciliação do Nupemec (www.tjpb.jus.br/nupemec), por meio do link: (https://forms.gle/ok4JjxiwmGzMvVz39). São 80 vagas existentes, sendo 40, reservadas a servidores e magistrados, e 40, destinadas à ampla concorrência.

O certame está sendo organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do TJPB, que divulgou o Edital n. 01/2025, disciplinando o processo seletivo.

“O conciliador hoje possui um papel importante no que diz respeito à composição dos litígios de forma amigável. Portanto, é de relevância a participação das pessoas que tenham desejo de se aprimorar, de forma condizente, para o exercício dessa importante atividade”, ressaltou o coordenador geral do Núcleo, desembargador José Ricardo Porto.

Podem concorrer conciliadores ou mediadores judiciais já formados, bem como,  candidatos que não possuem a formação, mas que preencham os requisitos mínimos, exigidos para o ingresso na capacitação como conciliador ou mediador judicial.

Após o processo de inscrição inicial pelos candidatos, o Nupemec procederá a análise das inscrições a partir do dia 24/02/2025 e encerrará esta etapa com a publicação no dia 28 de fevereiro da lista dos candidatos selecionados no Portal da Conciliação do NUPEMEC (www.tjpb.jus.br/nupemec).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.