Política

Governador e várias autoridades políticas lamentam a morte do deputado João Henrique; veja a repercussão

12/01/2021


João Henrique tinha 77 anos

Portal WSCOM

A notícia da morte do deputado estadual João Henrique (PSDB) por complicações ocasionadas pela Covid-19, na tarde desta terça-feira (12), provocou grande comoção por parte de amigos e admiradores. Várias autoridades políticas emitiram notas de pesar pelo desaparecimento do político, que estava em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e mantinha a região do Cariri como seu principal reduto eleitoral.

O governador João Azevêdo lamentou a morte de João Henrique. Ao externar pesar, ele manifestou condolências e solidariedade aos familiares e amigos, pela perda irreparável.

Adriano Galdino

O presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, decretou luto de sete dias no Poder Legislativo e lamentou a morte do colega de parlamento. “A Paraíba perde hoje um grande parlamentar, que representou com muita maestria o povo paraibano e da região do Cariri. Estamos consternados neste momento e quero de antemão deixar minhas condolências e meu abraço à sua esposa, Edna Henrique, e aos seus filhos Michel, Micheila, João Silvestre e Micheline”, ressaltou Adriano Galdino.

Cícero Lucena

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamentou a morte do deputado estadual e, por meio das redes sociais, comentou sua relação de amizade há décadas e disse que era “difícil falar em João Henrique sem lembrar as lutas que já travamos lado a lado, sempre em defesa da nossa Paraíba”.

Cícero Lucena ainda lembrou que, além de político, João Henrique se destacou na vida empresarial.

Confira nota de pesar na íntegra:

“Com profunda tristeza e o coração partido recebi a notícia da morte do meu amigo, valoroso deputado João Henrique.

É difícil falar em João Henrique sem lembrar as lutas que já travamos lado a lado, sempre em defesa da nossa Paraíba.

A partida de João deixa um profundo silêncio na classe política paraibana e em todos aqueles que aprenderam a respeitá-lo como grande homem público e ser humano extraordinário.

Rogo a Deus para que console todos os seus familiares, amigos e eleitores neste momento de dor.

Meus sentimentos a Edna e seus filhos”.

Bruno Cunha Lima

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), também divulgou nota de pesar pela morte de João Henrique. Ele lembrou que os dois foram colegas na Assembleia Legislativa da Paraíba, durante seu mandato na Casa, no período de 2014 a 2018.

Para o prefeito de Campina Grande, o parlamentar natural de Monteiro, no Cariri paraibano, sempre marcou sua atuação pela firmeza de convicções e a defesa dos interesses de sua região.

Ruy Carneiro

Para o deputado federal Ruy Carneiro a Paraíba perde um defensor do Cariri, especialmente da cidade de Monteiro, onde nasceu.

“Estamos de luto por mais uma vítima do coronavírus, desta vez um colega parlamentar e valoroso como o deputado estadual João Henrique, com quem tive relacionamento próximo. Fizemos campanhas juntos e partilhamos do mesmo objetivo de trazer mais crescimento e desenvolvimento para o Estado. Meus sentimentos a Edna Henrique e a toda a sua família neste momento tão difícil”, ressaltou.

Wilson Santiago

“Uma perda inestimável para a política paraibana. João Henrique deixa um legado de muito trabalho para Monteiro e a região do Cariri em geral. Pedimos a Deus, neste momento de tristeza, que conforte os familiares e amigos, em especial a minha colega de Câmara dos Deputados, Edna Henrique”, lamentou o deputado federal Wilson Santiago (PTB).

Wilson Filho

“Minha solidariedade a Edna Henrique, Micheila Henrique, Michel Henrique, emfim, todos os familiares, amigos e a população da região de Monteiro, que tinha muito carinho por ele. Que Deus o guarde em um bom lugar. Infelizmente, mais uma vítima desta doença terrível”, lamentou o deputado estadual Wilson Filho (PTB).

Ricardo Barbosa (Líder do Governo na ALPB)

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Barbosa, lamentou, em suas redes sociais, a morte do amigo e deputado João Henrique, por complicações da Covid 19. Ele lembrou que os dois iniciaram no mesmo dia e no mesmo hospital, em João Pessoa, o tratamento da doença. Os dois também eram vizinhos de quarto.

“É com o coração invadido por imenso pesar e tristeza intensa que lamento o falecimento de meu amigo e colega deputado João Henrique. Acometidos de Covid 19, demos entrada juntos, no mesmo dia e no mesmo hospital, em João Pessoa, onde, vizinhos de apartamento, compartilhamos ansiedades e esperanças. Tive a sorte de vencer a doença semanas depois. Mas João, infelizmente, não conseguiu se restabelecer, e hoje deixa o nosso convívio e se despede da vida, deixando saudade e luto entre familiares, amigos e, claro, entre seus colegas de Assembleia Legislativa. É mais uma perda marcante que acumulo. É menos um amigo, destemido e solidário amigo, para dividir momentos alegres e outros nem tanto; mas, sempre, disposto e disponível a emprestar solidariedade e gestos com quantos tinham o privilégio do seu convívio.
Não era assim que imaginava me despedir de você, amigo! Antes de deixar o hospital, dias atrás – já felizmente curado dessa infâmia que é a COVID19 -,fui ao seu leito hospitalar me despedir e desejar-lhe igual sorte. Deus, todavia, travou outros planos e lhe chamou ao seu encontro.
Segue, João! Aqui, sua família tocará os seus ousados e prósperos projetos e, lá do alto, ao lado de Deus, você certamente os protegerá!

Descanso eterno, grande João!”

Camila Toscano

A deputada Camila Toscano (PSDB) também lamentou a morte do deputado estadual e colega de partido, João Henrique (PSDB).

“Na Assembleia Legislativa da Paraíba, João Henrique sempre pautava o desenvolvimento do Cariri paraibano. É com uma imensa tristeza que recebo essa notícia de um político exemplar, colega de trabalho e também de partido político. Que Deus conforte os corações dos familiares”, disse a parlamentar, afirmando que a Paraíba perde um grande homem público.

Camila também externou sentimentos de pesas a esposa e de João, a deputada Edna Henrique, aos filhos e familiares. “Que o bom Deus conforte o coração da família nesse momento de tanta dor”, disse.

Frei Anastácio

O deputado federal Frei Anastácio ( PT/PB) disse que recebeu a notícia da morte de João Henrique  com profundo sentimento de tristeza. “Aos familiares, amigos, correligionários, assessores e deputados estaduais deixo meus profundos sentimentos de pesar. Fui colega de parlamento de João Henrique, na Assembleia Legislativa da Paraíba, e sempre nos demos bem como parlamentares e cidadãos. É uma grande perda para nosso estado”, lamentou o petista.

Frei Anastácio lembrou que apesar de serem de partidos diferentes, ele e João sempre nutriram muita amizade e respeito um pelo o outro, focados no melhor para a Paraíba. “Eu estou muito triste com a partida de João. Rogo a Deus que conforte a família e todos e todas que gostavam dele. Que nosso Pai eterno o receba para o descanso de paz”, disse o deputado.

Eduardo Carneiro

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) destacou a contribuição deixada por João Henrique ao longo de sua trajetória política, principalmente em defesa do Cariri do Estado.

“João Henrique era um grande amigo e com certeza vai nos fazer muita falta. Tive o privilégio de conviver com ele, assim como sua esposa, a deputada federal Edna Henrique e seu filho Michel Henrique. Na Assembleia Legislativa da Paraíba pude acompanhar de perto, parte de sua trajetória política”, afirmou.

Dra. Jane Panta

A suplente de deputado estadual e sucessora de João Henrique na ALPB, Jane Panta (Progressistas), disse que recebeu a notícia com tristeza.

“Ele foi mais que um bom político: foi um ser humano admirável e pessoa do bem, o qual tive a honra de conviver na Assembleia. A Paraíba perde”.

Que Deus o receba com todo o seu amor, que conforte a família neste momento de tanta dor. Que Santa Rita de Cássia, nossa protetora, interceda neste acolhimento no abrigo celeste.

A Edna, sua esposa, aos filhos e todos os familiares e amigos, meu profundo pesar.

Emerson Panta

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, também se manifestou com pesar, por nota.

“A Paraíba se despede com muita tristeza do deputado João Henrique. Um bom político e um ser humano admirável.

Minha solidariedade a toda família neste momento de dor. Abraço fraterno em Edna Henrique.

Que seja recebido pelos braços do Pai”.

Partido Social Cristão (PSC)

O presidente estadual do PSC, Leonardo Gadelha, destacou o legado de realizações de “João, que era um dos mais íntegros homens públicos do nosso estado”.

“Profundamente consternados com a notícia do falecimento do Deputado Estadual João Henrique, os membros da executiva estadual do Partido Social Cristão da Paraíba se solidarizam com os seus familiares, amigos e incontáveis admiradores.

João, que era um dos mais íntegros homens públicos do nosso estado, deixa um legado de hombridade e um rastro de grandes realizações.

Certamente, a lacuna de seu desaparecimento não pode ser preenchida, mas a sua biografia pode e deve inspirar a todos quantos lutem pela construção de uma Paraíba justa e fraterna.

Descanse em paz, grande paraibano João Henrique”.

FAMUP

“Recebemos a notícia com muita tristeza. João Henrique foi um grande homem, que se destacou politicamente pelo empenho em favor do Cariri. Que Deus conforte familiares nesse momento de profunda dor”, lamentou George Coelho, presidente da Famup.

Breve Histórico

Oficial reformado da Polícia Militar, João Henrique é natural do município de Monteiro, no Cariri da Paraíba. Formado em Direito, o deputado já atuou como juiz eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) e como delegado de Homicídios na Capital. Possui larga experiência na área de Segurança Pública do Estado. Na política, sempre defendeu ações de desenvolvimentos para a sua região. Na Assembleia, João Henrique estava em seu quarto mandato.

João Henrique estava internado desde 7 de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Após ter contraído a Covid-19, teve seu quadro de saúde agravado, devido ao diabetes, e após mais de um mês em tratamento, não resistiu e faleceu por volta das 14h desta terça-feira.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.