Economia & Negócios

Gestão, inovação e sustentabilidade são chaves para o avanço do cooperativismo, diz presidente da OCB

O dirigente participou, hoje, do 2º Encontro dos Presidentes e Superintendentes das Organização Estaduais de Cooperativas do Nordeste.


13/02/2025

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. (Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

Profissionalização da gestão, inovação e sustentabilidade. Estes devem ser os focos do cooperativismo para avançar nos próximos anos, segundo o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas. “Estas questões vão estar no eixo estratégico da sobrevivência das instituições e empresas. E quem cobra a sustentabilidade, quem cobra a inovação não são os governos. É a humanidade, são as novas gerações”, afirmou Freitas.

O dirigente participou, hoje, do 2º Encontro dos Presidentes e Superintendentes das Organização Estaduais de Cooperativas do Nordeste. Realizado pela Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas dos Estados da Região Nordeste (Fecoop Nordeste), o evento promoveu o debate sobre as prioridades e diretrizes para o cooperativismo na região, além das ações previstas para os estados em 2025.

“Nós estabelecemos um diagnóstico da realidade da região Nordeste e também as diretrizes que serão trabalhadas em 2025, Ano Internacional das Cooperativas, em que vamos focar na participação dos dirigentes das nossas cooperativas nos grandes eventos regionais. Este conjunto de ações vai oportunizar a participação dos nossos dirigentes, cooperados e colaboradores para criar estratégias para desenvolver ainda mais o cooperativismo do Nordeste”, declarou o presidente da Fecoop NE e do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

Outro destaque do Encontro foi a participação da gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader. Ela apresentou aos dirigentes os temas que estão em destaque na agenda da unidade nacional em 2025, como a participação das cooperativas na COP 30, o Fundo de Comunicação e as novidades do portfólio de soluções do Sistema OCB.

 

 

Entre os participantes do evento estavam os seguintes dirigentes de organizações estaduais: Pedro D’Albuquerque e José Calixto (Sistema OCB/PB); Malaquias Ancelmo e Cleonice Pereira (Sistema OCB/PE); Eduardo Gatto e Bruno Portela (Sistema Ocern); Izaías Sebastião, Pedro Ferreira e José de Arimatéa (Sistema OCB/PI); José Alberto Batista (Sistema Oceb); João Nicédio, João Aparecido e Manfredo Lins (Sistema OCB/CE).

Representando as cooperativas paraibanas, estiveram presentes: Wilson Ribeiro e Wellington José da Silva (Central Sicredi NE), João Bezerra Júnior (Sicredi Evolução), Gualter Ramalho (Unimed João Pessoa), Marcelo Gomes (Sicoob Central Nordeste), Hermes Moreno (Sicoob Coopercret), Tertualiano Brito Neto (Uniodonto), Janete Xavier (Cooprafe), Mauro Borba (Coopervale), além do superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, e do assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.