Saúde

Explosão de casos na Paraíba ainda não é reflexo do carnaval, diz secretário, ao prever alta ainda maior

"Muitas pessoas abandonaram máscara, estão vivendo com festividades, almoços, festas", disse.


23/02/2021

Daniel Beltrammi

Da Redação / Portal WSCOM

O Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, revelou nesta terça-feira (23) que a ‘explosão’ de internações por Covid-19 na Paraíba ainda não é reflexo das novas cepas, nem do carnaval. Ele disse que parte da população paraibana está abandonando as medidas para conter a Covid-19.

“Elas [novas cepas] não são a única razão nem o principal. O motivo principal é o abandono das medidas de prevenção. Muitas pessoas abandonaram máscara, estão vivendo com festividades, almoços, festas. Está gerando esse problema, o número de internações cresceu de maneira explosiva”, disse à Tv Cabo Branco.

Ele defendeu que, se os paraibanos usarem máscaras e não provocarem aglomerações, a cepa não se propagará. Beltrami ainda previu um aumento de casos devido ao carnaval.

“Se você usa máscara e não se aglomera, nem a nova variante é capaz de infectar você… Não é efeito do carnaval ainda. Os próximos 15 ou 20 dias serão muito preocupantes, ainda iremos conhecer o reflexo do carnaval”, declarou.

Mais 70 ventiladores pulmonares chegarão à Paraíba nos próximos dias, revelou o secretário. Apenas hoje, 12 novos leitos serão implementados na Grande João Pessoa.

No último registro da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 90% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados na Grande João Pessoa, e 94% no Sertão da Paraíba.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //