Educação

Estudantes da Paraíba participam da Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina

Estudantes de Patos e Campina Grande/PB participam na 38ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), evento que reúne jovens pesquisadores brasileiros e estrangeiros.


13/10/2023

(Foto: Vinícius Hans)

Portal WSCOM

Dois trabalhos da Paraíba vão ser apresentados na  38ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Alunas de Patos e Campina Grande vão representar o seu estado na feira que acontece em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 24 a 26 de outubro de 2023, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento é considerado o maior do gênero na América Latina e sua organização é feita pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A feira vai contar com representantes de 15 países e de 22 Estados da federação, além do Distrito Federal. As jovens pesquisadoras analisam temas nas áreas da sustentabilidade e valorização histórica-cultural.

Do estado da Paraíba vêm dois trabalhos, sendo um de Patos e um de Campina Grande.

De Patos, da Escola Dionísio Marques de Almeida, vem o trabalho SUSTAINPAV: TRANSFORMANDO COMPONENTES POLUENTES EM UM PAVIMENTO MAIS SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO DE VIAS URBANAS, apresentado por Rayssa Coelho Silva e Tarsila Yohana Santos Medeiros.

Já de Campina Grande, da Escola SESI Prata, é apresentado o projeto TRAVESSIA CARIRI: PROMOÇÃO E VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO CARIRI – PB, feito por Letícia Siqueira de Assis Medeiros e Maria Laura Martins Oliveira.

No total da Mostra, serão apresentados 785 projetos de estudantes do ensino médio e técnico, do ensino fundamental e da educação infantil. Além da Mostra, ocorrerá também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Além do Brasil, participam estudantes dos países: Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Indonésia, México, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia e Ucrânia.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 30 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: Assembleia Legislativa/RS, Casio Educação, Prefeitura NH, Câmara de Vereadores NH, Marinha do Brasil, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Conselho Regional dos Técnicos Industriais/RS Feevale, Unisinos, Faccat, Ulbra, Universidade La Salle, Faculdades QI, Faculdade IENH, Killing, Vilage, IBTeC, Sicredi, entre outros.

Uma das novidades desta edição é a parceria firmada com o Sebrae. A entidade também está colaborando na realização do evento.

A Mostratec conta com o patrocínio do Banrisul, Petrobras, CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube: www.youtube.com/oficialmostratec. Mais informações em www.mostratec.com.br .



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //