Brasil recebe primeiros computadores quânticos da América Latina a serem instalados em João Pessoa

Capital paraibana passa a ser referência muito além do Nordeste

Equipamentos fabricados na China chegaram ao Porto de Suape e seguem para João Pessoa, onde pesquisadores brasileiros participarão da instalação e operação das máquinas

Leonardo Lucena

247 – O Brasil recebeu, nesta quinta-feira (5), os dois primeiros computadores quânticos da América Latina. Os equipamentos desembarcaram no Porto de Suape (PE), em Pernambuco, e seguirão para João Pessoa, na Paraíba, onde pesquisadores nacionais e técnicos chineses conduzirão a instalação. A iniciativa amplia a participação brasileira no desenvolvimento de uma tecnologia estratégica para a ciência, a indústria e a soberania tecnológica.

Segundo informações divulgadas pelo Governo da Paraíba, o projeto reúne a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A iniciativa prevê a transferência de conhecimentos, a capacitação de profissionais brasileiros e a criação de uma estrutura nacional dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicações quânticas.

As máquinas chegaram da China por transporte marítimo, acomodadas em um contêiner convencional. A carga permanece no terminal da empresa Movecta, em Suape, sob controle aduaneiro, e deve alcançar a capital paraibana em aproximadamente dois dias.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso