Política

Efraim Filho admite entendimentos do DEM com PDT para aliança na sucessão de João Pessoa; o que pode acontecer?

19/01/2020


Na imagem, o deputado Efraim Filho

Por Walter Santos

Embora tratado como evento novo no processo político de bastidores do País, a série de conversas do DEM com o PDT é questão anterior iniciada na eleição de Rodrigo Maia para a Câmara Federal e deve se efetivar em todo Nordeste chegando em João Pessoa a partir de fevereiro próximo.

Esta é essência de uma conversa neste domingo (19) com o deputado federal, Efraim Filho, futuro Líder do DEM na Câmara Federal, apostando em avanços com o PDT tendo o nome do ex-vereador Raoni Mendes como possível candidato à prefeitura de João Pessoa.

Isto certamente implicará no apoio do DEM à candidatura de Renato Feliciano em Campina Grande.

Efraim Filho entende a conjuntura como fase de construção de unidade partidária em torno do Centro e longe dos extremos, como citou PT e Bolsonaro, para se contrapor no Nordeste ao significado do PT onde se apresenta majoritário.

QUEM É RAONI

Ex-vereador e ex-deputado, Raoni Mendes se identifica a partir de movimentos religiosos da Igreja Católica se posicionando como quadro novo de Centro Direito buscando se impor com teses ligadas à gestão da meritocracia.

Ultimamente, conseguiu convencer a cúpula do DEM na Paraíba que tem perfil  ético adequado ao debate do tempo presente para proposições à cidade de João Pessoa com capacidade de questionar o que precisa, bem como de programa de governo tipificado de inovador. Entre propor e saber fazer há uma diferença considerável, mas não ter máculas éticas já é algo a se considerar.

COM JOÃO AZEVÊDO

Efraim Filho considera o governador João Azevedo um quadro político qualificado e tratado como aliado, tanto que a área da Agricultura é liderada por Efraim Morais, mas até agora inexiste avanços com ele na eleição da Capital.

SÍNTESE

A síntese de tudo é que o foco central do DEM na atualidade é consolidar o acordo com o PDT com Raoni Mendes sendo apresentando como pré-candidato.

Leia outros artigos

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.