Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Opinião

Dia nacional da Consciência Negra nesta 4ª nos remete ao respeito humano e histórico dessa gente de muito valor


20/11/2024

Manifestação no RJ no Dia da Consciência Negra, que agora é feriado nacional (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Historicamente, a data é celebrada desde 1971, mas na prática só foi formalizada em 2003 e instituída pra valer em 2011, entretanto, como feriado nacional só em dezembro de 2023 se efetivou para vigorar em 2024, portanto, neste dia. Este é um resumo do processo histórico que remonta desde os primórdios de nossa civilização com tantas lutas, chagas e problemas até chegarmos ao tempo da dignidade.

O fato é que o Brasil enquanto Nação tem convivido ao longo do tempo com a reparação à base de muitas lutas continuadas abrigando, enfim, o respeito à contribuição dada por essa parcela da população digna e trabalhadora mesmo tendo que enfrentar muito preconceito.

A data de hoje nos remete à consciência de que somente o respeito com a manutenção da luta por igualdade arrefecerá a onda racista invisível porque as conquistas advêm deste processo reivindicatório e/ou civilizatório.

Todos nós que temos a negritude em nossa história precisamos nos orgulhar de nossa Gente fruto de contribuição permanente ao desenvolvimento humano reparando injustiças.

ÚLTIMA

“Respeito é bom/ é eu gosto”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.