Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A ameaça da Decadência do Centro Histórico


23/11/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}O universo político da Paraíba foi tomado de uma informação que afetará expressivamente o futuro do Centro Histórico de João Pessoa na contramão do que acontece em Capitais do País, em especial do Nordeste, que é a saida das atividades da Assembléia Legislativa para um prédio do ex-Paraiban, hoje Santander, na Avenida Epitácio Pessoa.

Em se concretizando, algo que está em curso de acontecer, o Centro Histórico viverá o prenúncio da decadência porque, como pode ser constatado, há um delfinhamento da área mais emblemática da Capital porque, com a saida da Assembléia Legislativa, o esvaziamento será inevitável.

Como é de conhecimento de todos, faz tempo que gradativamente as atividades econômicas e de habitação do Centro Histórico andam migrando para outras áreas e bairros da cidade produzindo um mal estratégico tanto para os negócios quanto para a existência humana.

COMO É HOJE

No campo do comércio, as principais ruas e/ou avenidas registram a cada dia o fechamento de lojas porque escasseia a quantidade de clientes e assim elas são “obrigadas” a migrar para outros lugares.

Nesse esvaziamento, o crime organizado – as duplas de assaltantes, tomam conta do Centro Histórico sem um devido combate por parte da Polícia.

Nesta semana passada, defronte ao WSCOM, uma Turista foi assaltada por uma dupla de viciados em crack, a exemplo do que se registra regularmente.

AINDA HÁ TEMPO PARA REVERSÃO?

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Adriano Galdino, pode até não se importar muito com a forte reação existente a partir dos movimentos organizados de João Pessoa reprovando a iniciativa daquele Poder, pois é imensurável o tamanho do estrago que a mudança produzirá.

Como lider politico sensível, ainda há tempo dele marcar sua gestão fortalecendo a Assembléia Legislativa no Centro Histórico,quem sabe renegociando com a Polícia Militar reaquirindo o prédio do Comando na Praça Aristides Lobo ou procurando outro lugar importante na área porque, do contrário, será um golpe no sofrido processo de resgate e restauração de vida econômica e humana em nosso patrimonio histórico.

O EXEMPLO DE MINAS

Em encontro com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, dias atrás, ficamos sabendo que a Prefeitura da capital mineira vai ser instalada a partir de 2016 no Centro Histórico da cidade repetindo o que Downtow (Miami) já fez anos passados porque sem gente, sem negócios esses ambientes historicos terminam fadados ao fiasco.

ULTIMA

“É preciso saber viver…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.