Paraíba

Agevisa interdita fabricação de queijos e manteigas após operação revelar irregularidades em laticínios da Paraíba


27/04/2025

Portal WSCOM



A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) determinou a suspensão imediata da produção e da comercialização de queijos e manteigas de várias marcas, após constatar irregularidades em operações de fiscalização. A medida foi oficializada em duas Notas Técnicas (002/2025 e 003/2025), publicadas na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A decisão atinge todos os produtos fabricados pela FM Fabricação de Laticínios Ltda. e pela Comercial Caicó Ltda., incluindo itens populares como a manteiga da terra e o queijo de manteiga das marcas Paulista, Rainha Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó. A Agevisa também determinou a apreensão dos produtos em todo o território paraibano.

A fiscalização foi resultado da Operação “Saturação”, deflagrada na última quinta-feira (24), numa força-tarefa que envolveu a Agevisa, o MP-Procon (Ministério Público da Paraíba), as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz/PB) e da Agropecuária (Sedap/PB), além das polícias Civil e Militar. Durante a ação, foi identificada a falsificação da manteiga da terra “Paulista”, com uso indevido de rótulos e registros sanitários de outras empresas.

A operação culminou na prisão em flagrante de três pessoas — dois gerentes e um médico veterinário — e na apreensão de grande volume de produtos irregulares: 300 unidades de manteiga da terra, 15 mil litros de leite, três toneladas de margarina e três mil litros de óleo vegetal. Um caminhão carregado também foi interceptado.

De acordo com a Agevisa, o descumprimento das determinações configurará infração sanitária grave, sujeitando os responsáveis a sanções administrativas, civis e penais. O órgão reforçou que a suspensão é necessária para garantir a segurança alimentar dos consumidores paraibanos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.