Política

Último dia: confira as convenções municipais que acontecem nesta quarta (16), em João Pessoa

Segundo calendário eleitoral, hoje é o prazo máximo para definir coligações e homologar os nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nas eleições deste ano

16/09/2020


Imagem meramente ilustrativa

Redação / Portal WSCOM

Acaba nesta quarta-feira (16) o prazo máximo para partidos que vão concorrer nas eleições municipais de João Pessoa realizarem suas convenções, essas que vão definir as coligações e homologar os nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereadores nas eleições deste ano.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, este ano, que as convenções fossem realizadas preferencialmente de forma virtual, pelos partidos, por conta da pandemia do coronavírus. Alguns optaram, porém, por realizar de forma presencial e outros na modalidade drive-in.

Em João Pessoa, sete partidos que concorrem à Prefeitura já realizaram as suas convenções e anunciaram suas coligações – PSTU, PSOL, Democratas, UP, Patriotras, MDB e Solidariedade. Seis legendas, que também anunciaram nomes para cabeça de chapa ou vice, porém, ainda não homologaram suas coligações. Confira as convenções que acontecem nesta quarta:

Progressistas e Cidadania

A convenção conjunta entre Cidadania e Progressistasque lança os nomes de Cícero Lucena e Léo Bezerra para concorrer as eleições municipais deste ano em João Pessoa, será realizada nesta quarta-feira (16), a partir das 18h, no estacionamento estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor.

A convenção será no modelo de drive-in, respeitando todos protocolos de segurança sanitária e com alertas para todos usarem máscaras, segundo os organizadores.

O Progressistas tem até o momento o arco de aliança com sete partidos – Cidadania, Avante, PTB, Republicanos, PMB, PTC e PMN.

PT

O Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como candidato à Prefeitura de João Pessoa, o deputado estadual Anísio Maia e como vice, Percival Henriques (PCdoB), realiza sua convenção nesta quarta-feira (16), às 17h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A expectativa fica em torno de uma possível aliança com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que vem sendo discutida entre a Executiva Nacional, Estadual e Municipal do PT.

PSDB

O nome de Ruy Carneiro será homologado como candidato à Prefeitura de João Pessoa pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na convenção a ser realizada hoje (16), às 15h45 no Mirante Altiplano. Segundo os organizadores, a convenção deverá ser encerrada por volta das 19h. No local também será oficializado o nome de Zé Gadelha como candidato a vice-prefeito.

PV e PDT

O Partido Verde em João Pessoa fará sua convenção nessa quarta, 16 de setembro. Nela, será homologado o nome de Edilma Freire como candidata à prefeita, essa em conjunto com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), que anunciou a vice na chapa indicando a arquiteta e urbanista Mariana Feliciano, filha da vice-governadora Lígia Feliciano e do deputado federal Damião Feliciano.

Segundo o informe do Diretório Municipal, a convenção acontece no Ginásio Hermes Taurino, bairro de Mangabeira, a partir das 17h. De acordo com Luciano Cartaxo, presidente do PV em âmbito estadual, a convenção acontecerá de forma presencial e por meio da internet.

PRTB

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) deve homologar na manhã desta quarta-feira (16), de forma virtual, o nome de Eduardo Carneiro para disputar as eleições municipais 2020.

A posição do Partido, porém, ainda é incerta, já que partidarianos ainda discutem a manutenção do nome de Eduardo no pleito ou apoio a uma outra legenda.

PSB

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que chegou a anunciar o nome da ex-secretária de Governo, Amanda Rodrigues, realiza nesta quarta-feira (16), às 16h40, a sua convenção partidária onde devem ser definidos os pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores em João Pessoa. Segundo o Diretório Municipal, o evento será restrito a filiados.

A população, porém, que deseja acompanhar a homologação dos nomes, poderá assistir através da rede social do partido no Instagram (PSBJOAOPESSOA40). A expectativa fica em torno da manutenção do nome de Amanda, a ascenção do nome de Ricardo Coutinho ou a indicação da deputada estadual Estela Bezerra, possibilidade que vem sendo discutida internamente. A informação foi dada com exclusividade pelo Portal WSCOM.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.