OCB/PB apresenta 68 propostas do cooperativismo a Hugo Motta e ministro da Agricultura

Hugo Motta recebe Agenda Institucional do Cooperativismo Paraibano durante evento na Asplan

O Sistema OCB/PB apresentou nesta segunda-feira (31) a Agenda Institucional do Cooperativismo Paraibano ao ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O documento reúne 68 pautas estratégicas para o setor, com destaque para a proposta que permite às cooperativas de crédito operar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

A agenda foi entregue pelo presidente executivo do Sistema OCB/PB, André Pacelli, durante evento realizado na Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan). Hugo Motta manifestou apoio à reivindicação e assumiu o compromisso de fortalecer a pauta no Congresso Nacional.

A proposta de acesso das cooperativas de crédito aos recursos do FNE é uma reivindicação histórica do cooperativismo. Segundo Motta, a medida permitiria às cooperativas acessar recursos com juros subsidiados, especialmente em um cenário de taxas elevadas no país.

Hugo Motta promete apoio à pauta no Congresso

Durante o evento, Hugo Motta destacou a contribuição econômica das cooperativas para a geração de emprego e renda e defendeu uma atuação conjunta entre o setor produtivo e o poder público.

“Eu sou um defensor convicto do trabalho que as cooperativas realizam hoje em todo o Brasil. Elas ajudam a gerar emprego, renda e a encontrar caminhos para empreender em um país que tem muitos obstáculos, como é o Brasil”, afirmou.

O presidente da Câmara também classificou como justa a proposta de acesso aos fundos constitucionais.

“Principalmente, num cenário de juros elevadíssimos como nós temos hoje no Brasil, poder ter a condição de acessar recursos com juros subsidiados, recursos que têm um custo menor para produzir”, declarou.

Motta reforçou ainda que pretende atuar para fortalecer a agenda apresentada pela OCB/PB no Legislativo.

“Estamos à disposição para, dentro da Câmara dos Deputados, fortalecer esta agenda, que é muito importante para o Brasil”, disse.

Ministro destaca força do cooperativismo

O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, também manifestou apoio ao modelo cooperativista e ressaltou a atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) na representação do setor.

“Sem dúvida, a gente sempre apostou no cooperativismo. É a força, é a forma dos pequenos unidos se tornarem grandes”, afirmou.

Segundo o ministro, o trabalho desenvolvido pela OCB contribui para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e para a representação das demandas do setor junto ao governo federal.

Agenda reúne 68 propostas

Lançada em junho, a Agenda Institucional do Cooperativismo Paraibano reúne 68 propostas organizadas em quatro eixos: Legislação, Representação e Políticas Públicas; Educação e Visibilidade; Competitividade e Mercado; e Inovação e Sustentabilidade.

André Pacelli também dialogou com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, sobre a importância dos programas de aquisição de alimentos para as cooperativas ligadas à agricultura familiar.

Para o dirigente paraibano, a receptividade das lideranças nacionais reforça a necessidade de ampliar o diálogo institucional em torno das demandas do cooperativismo.

“A Agenda Institucional reúne propostas que refletem as necessidades do setor e apontam caminhos para ampliar a participação das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Nordeste”, afirmou Pacelli.

Evento celebra conquista do setor canavieiro

O encontro realizado na Asplan também marcou a celebração da conquista da subvenção de R$ 12 por tonelada de cana comercializada na safra 2025/2026.

Participaram do evento produtores, lideranças e autoridades nacionais e paraibanas, entre elas o presidente da Asplan, José Inácio de Morais; o presidente do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba; o presidente da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Alexandre Lima; e o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto.

O evento reuniu representantes de diferentes segmentos do setor produtivo e reforçou a articulação entre cooperativismo, agricultura e produção canavieira em torno de pautas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do Nordeste.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso