Justiça Eleitoral nega remoção de matéria que cita policial preso e Lucas Ribeiro, mas manda retirar vídeo

Justiça Eleitoral nega remoção de matéria que cita policial preso e Lucas Ribeiro, mas manda retirar vídeo

O desembargador Aluizio Bezerra Filho, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), indeferiu liminar para remoção de uma matéria publicada pelo portal PoderPB sobre um áudio do policial civil Everton Aires, investigado e preso na Operação Perfidus. A decisão é de sábado (22) e foi proferida em representação apresentada pela coligação “Daqui Pra Melhor” e pelo governador Lucas Ribeiro.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A representação questionava publicações do PoderPB, do senador Efraim Filho e do candidato Cícero Lucena, sob a alegação de propaganda eleitoral negativa irregular contra Lucas Ribeiro.

Ao analisar o conteúdo jornalístico, Aluizio Bezerra entendeu que não havia, naquele momento, probabilidade do direito suficiente para determinar a retirada da matéria. Segundo o magistrado, a publicação tinha como base um áudio cuja existência não era contestada pelos próprios representantes.

Na gravação, um policial civil investigado afirma que teria levado a Lucas Ribeiro o currículo de um delegado com a expectativa de que ele fosse nomeado para a Superintendência da Polícia Civil.

A matéria do PoderPB classificou o episódio como uma “estranha proximidade entre um dos investigados e o governador Lucas Ribeiro”, acrescentando a ressalva de que essa era “a versão dos investigados”.

Para o relator, a publicação não demonstrou, por si só, que Lucas Ribeiro tenha recebido o currículo, mantido contato com os investigados ou aderido a qualquer atividade ilícita. No entanto, a referência ao então governador estava presente na própria fonte utilizada pela reportagem.

O magistrado também considerou que a expressão “estranha proximidade”, embora incisiva, tinha caráter valorativo e estava acompanhada da ressalva sobre a origem da informação.

 Justiça Eleitoral determina remoção de vídeo publicado por Cícero

A decisão foi diferente em relação a uma publicação de Cícero Lucena. O relator determinou que o candidato remova, no prazo de 24 horas, o vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

A publicação começa com a afirmação: “No nosso governo, a gente não dialoga com o crime organizado.”

Na sequência, o vídeo apresenta a chamada relacionada ao áudio: “Em áudio, policial preso detalha pedido a Lucas para nomear delegado suspeito de envolvimento com tráfico”.

Para o magistrado, a combinação das duas mensagens ultrapassou os limites da crítica política porque poderia levar o eleitor a interpretar que Lucas Ribeiro ou seu governo manteria interlocução com o crime organizado.

Segundo a decisão, o áudio utilizado como referência não demonstra diálogo entre Lucas Ribeiro e os investigados, recebimento do currículo, conhecimento sobre a natureza do grupo ou participação em conduta criminosa.

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso