O presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, formalizou convite ao ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, para que dispute a Presidência da República em 2026 pela legenda.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
A iniciativa foi apresentada durante reunião com dirigentes tucanos na Câmara dos Deputados, quando Aécio defendeu o nome de Ciro como parte de uma estratégia para reposicionar o partido no debate eleitoral e oferecer uma alternativa fora da polarização política.
Convite faz parte de estratégia nacional do PSDB
Segundo ele, o ex-ministro tem envergadura nacional para além de sua trajetória no Ceará.
“Depois de conversar com muitos companheiros, eu estou estimulando o Ciro Gomes a se colocar como uma alternativa para o Brasil. Apesar de reconhecer que ele tem um projeto exitoso no Ceará, ele é maior que o estado. O PSDB oferece ao debate nacional a figura de Ciro Gomes”, afirmou.
Ciro Gomes reage com cautela
A repercussão foi imediata. Pouco depois, Ciro comentou o convite e adotou tom cauteloso, ressaltando que a decisão não será tomada de forma isolada.
“Recebo com muita honra e alguma surpresa. Como disse o presidente Aécio, estou construindo uma alternativa ao governo do estado. Entretanto, num apelo, numa convocação como essa, não pode ser considerado apenas como um agrado ao meu já sofrido coração. Há de ser uma convocação a ser amadurecido”, declarou.
O ex-governador destacou que qualquer definição passará por diálogo com aliados e por uma avaliação mais ampla do cenário político. Ele também mencionou a “angústia” com a situação do país como um fator que o leva a considerar a possibilidade.
Histórico eleitoral e mudança de partido
Ciro Gomes já disputou a Presidência em quatro ocasiões – 1998, 2002, 2018 e 2022 – e, desde 2025, está filiado ao PSDB, após deixar o PDT em meio a divergências internas, incluindo o rompimento político com o irmão, o senador Cid Gomes.
Inicialmente, sua movimentação no partido estava voltada a uma possível candidatura ao governo do Ceará.