Como ficam Lula e Dilma na Paraíba

O comando de Ciro Gomes na campanha da Dilma Roussef no Nordeste vai provocar mudanças táticas e reações. No caso da Paraíba, a primeira das alterações deve ser tratada no âmbito da presença nacional na campanha paraibana porque os dois candidatos ao Governo, José Maranhão e Ricardo Coutinho, apóiam a candidata Dilma Roussef.

O confronto parte de entendimentos divergentes a partir do fato dos dois estarem querendo a mesma coisa – a explicitação dos apoios – mas, desta feita, pelo que se comenta em Brasília ou Dilma terá dois palanques ou, como está mais indicado, ela mais uma vez não virá à Paraíba.

O problema de cara é que Maranhão não aceita a interferência de Ciro, do PSB, como pensa que fará na Paraíba da forma que quer e pensa porque o candidato do PMDB vai criar reação à altura.

Aliás, conforme relato do deputado federal Luiz Couto que ouviu na Capital Federal, Eduardo Campos teria convencido Lula de não interferir na disputa paraibana, sequer concedendo depoimentos em vídeos.

Esta é uma nuance que ainda vai render muita polêmica porque Maranhão dispõe de vídeo com Lula feito no primeiro turno podendo, certamente ser reproduzido na próxima fase do Guia Eleitoral – e isso deve gerar pressão de Ricardo Coutinho e de Eduardo buscando mesmo documento produzindo crise mais na frente porque o PMDB reagirá.

O fato é que o segundo turno na Paraíba será muito mais gerador de enfrentamento de Maranhão e Ricardo pela paternidade de Lula e Dilma do que se pensa porque o PSB quer sua fatia e o PMDB – sobretudo o PT com Rodrigo Soares na chapa, não abrem mão dessa primazia.

E isso só está começando com problema a mais para Dilma.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso