Embora ainda sem tamanho definido, isso em termos de repercussão e/ou estrago, o fato é que a crise financeira internacional com seu efeito cascata já pode ser sentida na Paraíba, embrionariamente nas contas do Governo do Estado.
Este é o cenário que levará o governador Cássio Cunha Lima a chamar muito a atenção do seu secretariado nesta terça-feira, na primeira reunião de Governo, no Palácio da Redenção, devendo propor reunião especial da Comissão Inter-Poderes com vistas a traçar metas comuns.
Por essas e outras o governador cobrará mais vigilância de sua equipe para impedir gastos acima do mínimo estabelecido orçamentariamente por cada Pasta.
Dados obtidos pela Coluna a partir de Brasília indicam que estados como o da Paraíba vão sofrer impacto das medidas tomadas recentemente pelo Governo Lula de reduzir IPI, Imposto de Renda Pessoa Física, etc devendo afetar o Fundo de Participação do Estado e do Município.
A rigor, a área que sente primeiramente os efeitos é da Receita posto que, em momentos de crise, gera-se uma tendência de parte dos consumidores passarem à inadimplência logo afetando os contribuintes em pequena e média escalas.
Ainda é cedo para dimensionar, expor com clara o tamanho do bicho, mas que ele já está por perto disso ninguém duvide.

