A advertência do TC

Não é fácil, imagino, exercer a atividade pública com serenidade (e severidade, quando preciso) em ambientes de “muro baixo” – como diz Barbeirinho, na Torrelândia – ou seja, onde todas as pessoas se conhecem. Lugar grande, é diferente, pois a impessoalidade se faz mais plena.

Teses à parte, o fato é que o Tribunal de Contas produziu, ontem, um parecer advertindo o Governo do Estado, isto é, o governador Cássio Cunha Lima e alguns auxiliares para o fato de que a administração está no “amarelo” quando algumas prerrogativas obrigatórias no exercício da gestão estadual estão beirando o limite.

Trocando em miúdos, há o tratamento de irregularidade – pois se não está na normalidade, é assim que se trata – entretanto, examinando a letra fria do conselheiro Flávio Sátiro Filho, a advertência não tem caráter punitivo.

Quando digo (escrevo) não ser fácil exercitar facilmente o trato de problemas sérios com a alta escala do poder – o que é verdadeiro, todos sabem – mas isso não significa dizer que o TC anda conivente com esse ou aquele líder político porque isso seria o fim do Tribunal.

Mas, voltando ao caso em epígrafe ( usando palavras difíceis até ), o fato é que a advertência como medida branda serve como sinalização para o Governo no sentido de que precisa ajustar o cinto sob pena de enfrentar a condenação do TC, caso não repare realidades orçamentárias de alguns setores.

A medida, embora tratada como normal pelos conselheiros, não o é porque acontece dias depois de duras criticas feitas pelo ex-deputado Manoel Júnior acusando o Tribunal de usar dois pesos, duas medidas – a partir da última decisão de aprovar as contas de Cássio tendo alguns quesitos parecidos com de outras administrações mas que, no caso dos municípios, a atitude do TC foi de penalizar os administradores mirins.

O assunto mereceu pronta reação do presidente José Mariz, rebatendo ponto a ponto os questionamentos de Manoel Jr, mesmo assim, em quaisquer situações a aplicação do rigor precisa sempre estar em todas as instâncias para não dar vazão às dúvidas.

No caso de agora, é sinal de que, se vacilar, o governador Cássio será chamado à ordem, como o foi neste instante.

PPS confirma

O presidente do PPS estadual, Hermano Nepomuceno, confirmou em e-mail enviado ao WSCOM Online, que os deputados Rômulo Gouveia e Gianina Farias vão ingressar no partido nos próximos dias.

Ele não citou, portanto, os nomes de Antonio Bala e Lídia Moura, que o deputado João Bosco diz já ter sido aprovado pela Executiva nacional.

Última

“…Quem é/ que não chora por alguém…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso