PF investiga suposto acordo entre políticos e facção criminosa na Paraíba

Operação Zona de Influência cumpre sete mandados e apreende R$ 220 mil; secretário de João Pessoa é afastado por 90 dias

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Zona de Influência, que apura uma suposta negociação de apoio político-eleitoral entre agentes políticos e integrantes de uma facção criminosa que atua em comunidades da Paraíba. Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos R$ 220 mil.

Ao todo, a operação cumpre sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A investigação também resultou no afastamento cautelar, por 90 dias, de um secretário municipal de João Pessoa. A identidade do agente público não foi divulgada.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Inscreva-se na newsletter do WSCOM

Entre no nosso grupo exclusivo 

Investigação apura negociação de apoio eleitoral

Segundo as informações da investigação, integrantes da organização criminosa teriam utilizado o controle territorial exercido sobre determinadas comunidades para negociar apoio a candidaturas durante o período eleitoral.

A suspeita é de que o grupo teria permitido a entrada de candidatos nesses locais para a realização de atividades de campanha.

Em contrapartida, os investigadores apuram possíveis pagamentos destinados a uma liderança da facção, além do custeio de despesas de um centro comunitário e de tratativas relacionadas à indicação para cargos e empregos na administração pública.

As circunstâncias e a eventual participação dos investigados ainda estão sendo apuradas pela Polícia Federal.

Medidas foram autorizadas pela Justiça Eleitoral

Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo TRE-PB no âmbito da investigação eleitoral. Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento temporário do secretário municipal de João Pessoa por 90 dias.

Os materiais recolhidos durante a operação deverão ser analisados pelos investigadores para esclarecer a existência das negociações, a origem e a destinação dos valores e a eventual participação dos envolvidos.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de Privacidade – Termos de Uso