Pão e batata podem viciar como heroína, diz estudo

Imagem Substituída

 Pesquisadores americanos descobriram que o consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco e batatas, pode desencadear no cérebro o mesmo mecanismo de vício ligado ao uso de heroína e nicotina. As informações são do site Daily Mail.

De acordo com o estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, comer carboidratos altamente processados ​​podem causar excesso de fome e estimular regiões do cérebro envolvidas na recompensa e desejos.

O líder do estudo Dr. David Ludwig, do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, investigou como a ingestão de alimentos é regulada por centros de prazer contendo dopamina no cérebro.

— Além de recompensa e desejo, esta parte do cérebro também está ligada ao abuso e dependência de substâncias, o que levanta a questão de saber se determinados alimentos podem ser viciantes.

Para examinar a relação, os pesquisadores mediram os níveis de glicose no sangue e fome, ao mesmo tempo, usando ressonância magnética para observar a atividade cerebral durante o período crucial de quatro horas depois de uma refeição, o que influencia o comportamento alimentar na próxima refeição.

Os resultados sugerem que limitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico poderia ajudar as pessoas obesas a reduzir os desejos e controlar o impulso de comer demais.

Como o conceito de dependência alimentar é um tema controverso, mais estudos devem ser realizados. Para Ludwig, os resultados desta pesquisa podem dar novas direções ao tratamento da obesidade.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso