Futebol

Flamengo aparece em terceiro no ranking de melhores clubes do mundo feito pela IFFHS

Entidade divulgou a lista com apenas um brasileiro no top-10 e o Palmeiras em 11º


15/06/2023

Flamengo chegou a 10 jogos de invencibilidade na temporada (Foto: ALEXANDRE BRUM/Agencia Enquadrar/Agencia O Globo)

Extra

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) divulgou nesta semana o ranking mundial de clubes referente ao mês de junho, que tem como base os resultados de times de todo o planeta desde o dia 1º de junho de 2022 até 31 de maio deste ano. Desta forma, o Real Madrid lidera a lista, seguido por Manchester City, em segundo, e Flamengo, em terceiro.

Como a pontuação foi feita até o dia 31 de maio deste ano, o título da Champions League, conquistado pelo Manchester City no último sábado, ainda não entrou na conta e por isso o ranking deve ter um novo líder no mês que vem. Além dos três, Benfica, Inter de Milão, Al Ahly, Manchester United, Porto, Napoli e Bayern de Munique fecham o top-10.

Confira o Top-10 da IFFHS:

 

  1. Real Madrid (ESP): 313 pontos
  2. Manchester City (ING): 279 pontos
  3. Flamengo (BRA): 278 pontos
  4. Benfica (POR): 257 pontos
  5. Inter de Milão (ITA): 249 pontos
  6. Al-Ahly (EGI): 237 pontos
  7. Manchester United (ING): 230 pontos
  8. Porto (POR): 227 pontos
  9. Napoli (ITA): 225 pontos
  10. Bayern de Munique (ALE): 219 pontos

 

O Palmeiras, que chegou a liderar o ranking em outubro do ano passado, aparece logo na sequência do top-10, em décimo primeiro, e na frente de times importantes como Arsenal, PSG, Juventus, Liverpool e Barcelona.

Outro clube da Conmebol, o Independiente Del Valle está na 12ª colocação. São Paulo (23º), Athletico Paranaense (26º) e Internacional (32º), fecham o top 5 entre os brasileiros.

O sistema de pontuação do ranking da IFFHS é dividido entre competições internacionais e nacionais, sendo apenas considerados os jogos de torneios reconhecidos pela Fifa. Dessa forma, a organização divide por nível de competitividade e continente, que afetam diretamente a pontuação dos clubes. A entidade considera os resultados conquistados pelos times em uma temporada, além de estatísticas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.