Ciro Gomes desiste de disputar Presidência e anuncia candidatura ao Governo do Ceará em 2026

Ciro Gomes
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes anunciou que não disputará a Presidência da República nas eleições de 2026. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (11), durante participação do político no Fórum Otimista Brasil 2026, promovido pela Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo.

Durante o evento, Ciro confirmou que irá concentrar sua atuação política no cenário estadual e oficializará candidatura ao Governo do Ceará no próximo dia 16 de maio. Segundo Ciro Gomes, a decisão foi motivada pela prioridade dada à política do Ceará.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O ex-ministro afirmou que pretende direcionar seus esforços para a disputa estadual após meses mantendo em aberto a possibilidade de uma nova candidatura presidencial. Mesmo após retornar recentemente ao Partido da Social Democracia Brasileira, Ciro ainda avaliava a possibilidade de participar da corrida ao Palácio do Planalto.

Ciro havia deixado decisão em aberto

Em declarações anteriores, o ex-governador afirmou que analisaria o convite do partido antes de tomar uma decisão definitiva sobre as eleições de 2026.

“Eu me obrigo, por respeito, a pensar e amadurecer o assunto, e devo no fim da primeira quinzena de maio tomar essa decisão”, declarou anteriormente.

Desempenho em 2022 foi o pior da carreira presidencial

Nas eleições de 2022, quando ainda integrava o Partido Democrático Trabalhista, Ciro Gomes terminou a disputa presidencial na quarta colocação, com cerca de 3% dos votos válidos em nível nacional.

O resultado representou o pior desempenho eleitoral de sua trajetória como candidato à Presidência da República.

Ceará volta ao centro da atuação política de Ciro

Com a decisão, o cenário político cearense passa a ganhar novos desdobramentos para 2026.

Ciro Gomes retorna o foco de sua atuação ao estado onde construiu grande parte da carreira política, tendo exercido os cargos de prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal e ministro de Estado.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso