Saúde

Deitar de lado pode ser boa opção para dormir melhor no calor

Sono


17/01/2015



Dormir no calor pode ser uma batalha dura. Na falta de um ar-condicionado ou de um ventilador, algumas outras medidas podem ser tomadas para amenizar o sofrimento e se ter uma boa noite de sono. O Bem Estar da última quinta-feira (15) mostrou algumas dicas para vencer essa batalha. A consultora Ana Escobar, o pneumologista Maurício Bagnato e o neurologista Luis Otávio Caboclo foram os convidados do programa.

O ar-condicionado se destaca em relação aos outros equipamentos por, principalmente, permitir o controle exato da temperatura do ambiente. Por outro lado, quando usado em demasia e com temperatura abaixo do recomendado, pode gerar prejuízos ao organismo.

O principal fator negativo do uso do ar-condicionado está no ressecamento do ar. Com isto, é importante que a oferta de água no ambiente seja aumentada quando o ele for ligado. A melhor opção é utilizar também um umidificador de ar.

O ventilador, ainda um dos meios mais populares nos lares brasileiros, causa sensação de frescor, em menor escala do que o ar-condicionado. O ambiente deve estar sempre limpo para o uso do aparelho. Caso contrário, o ventilador levantará a poeira do local e a levará às vias respiratórias, podendo causar problemas mais sério a pessoas com doenças respiratórias.

Para ter uma melhor noite do sono no calor, o ideal é que a umidade do ar esteja entre 40% e 60% – se for o caso, utilize um climatizador. Além disso, evite roupas compostas por tecidos sintéticos e, se possível, durma com a menor quantidade possível de roupa. Evitar colchão inflável e deitar de lado também são boas opções.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.