A Presidência da República exige preparo, discernimento e compromisso com a verdade. Nenhum governante pode transformar sua experiência em escudo contra cobranças ou tratar contradições como detalhes sem importância.
A crítica a Lula deve considerar suas palavras, decisões e resultados. A idade, isoladamente, não comprova incapacidade. Entretanto, uma longa trajetória pública aumenta a responsabilidade de quem governa: experiência deveria significar conhecimento dos problemas e cuidado com aquilo que se afirma.
Na entrevista à TV Globo de 15 de outubro de 2026, Renata Lo Prete questionou Lula sobre o reajuste do Bolsa Família anunciado às vésperas da eleição, depois de mais de três anos de mandato. O presidente respondeu que não sabia que o benefício estava sem reajuste e afirmou ter cobrado explicações dos ministros.
A resposta merece uma cobrança firme. Como o presidente que apresenta o Bolsa Família como uma das principais marcas de sua trajetória afirma desconhecer a falta de atualização do benefício? Quem reivindica os méritos de um programa também precisa acompanhar sua execução e responder por suas insuficiências.
O episódio ganhou outro elemento: o governo antecipou o calendário de pagamento do benefício reajustado, unificando os depósitos a partir de 21 de outubro, antes do segundo turno. A justificativa oficial foi prevenir os impactos do El Niño sobre as famílias vulneráveis. O governo negou finalidade eleitoral.
Ainda assim, a combinação entre reajuste e antecipação na reta final da disputa merece fiscalização rigorosa. Na minha avaliação, essa sequência transmite a impressão de uma tentativa de converter um benefício público em vantagem nas urnas — como se o governo esperasse receber votos em contrapartida. Essa crítica política não equivale a uma comprovação de compra de votos, que depende de provas e apuração.
A questão é simples: por que uma providência apresentada como necessária ganhou prioridade justamente perto da votação? Se havia razões técnicas para o reajuste e a antecipação, cabe ao governo demonstrá-las com documentos, critérios transparentes e explicações consistentes.
O Bolsa Família é uma política pública financiada pela sociedade. Seus beneficiários têm direito à proteção social e plena liberdade para escolher seu voto, sem dívida de gratidão eleitoral com qualquer governante.
A alegação de desconhecimento também encontra paralelo em outro episódio. Em setembro de 2023, Lula afirmou que desconhecia a existência do Tribunal Penal Internacional. Entretanto, em 2004, havia encaminhado ao Congresso uma mensagem assumindo o compromisso de fortalecer o Estatuto de Roma, responsável pela criação da corte. A contradição está registrada e merece explicação.
Também existem afirmações falsas documentadas. Em abril de 2023, Lula disse que a Petrobras tinha R$ 3 bilhões em investimentos quando assumiu a Presidência, em 2003. A agência Lupa verificou que os investimentos totais da empresa em 2002 foram de R$ 18,8 bilhões. A diferença altera significativamente a percepção sobre a situação recebida por seu governo.
Ao discutir as acusações de mentira, é necessário distinguir uma informação falsa da intenção deliberada de enganar. Da mesma forma, contradições e declarações de desconhecimento não permitem diagnosticar perda de memória. Mas essa cautela não diminui a responsabilidade política de Lula: cabe ao presidente corrigir informações erradas e explicar divergências.
Para seus críticos, o recorrente “não sabia” soa como uma tentativa de escapar da responsabilidade. O presidente dispõe de ministros, assessores e informações oficiais. Quando afirma desconhecer um problema central, precisa esclarecer como essa falha ocorreu e quais medidas tomou para corrigi-la.
Quem depende do Bolsa Família percebe a perda do poder de compra nas despesas de alimentação, transporte e necessidades básicas. Essa realidade exige atenção permanente, planejamento e respeito.
O Brasil merece um presidente que acompanhe as políticas que apresenta como suas principais realizações e assuma responsabilidade quando elas falham. Merece também instituições que fiscalizem o uso de recursos públicos durante as eleições, independentemente de quem esteja no poder.
Combater a pobreza é obrigação de governo. Prestar contas é dever de quem governa. E o “não sabia” não pode ser o ponto final de uma explicação presidencial. Leonardo Forte!

