Paraíba

Trauma e Hemocentro realizam campanha para doação de sangue

Doação de sangue


04/02/2013

 Infelizmente, com o início das festas relacionadas ao carnaval, ocorre um aumento no número de acidentes e uma diminuição das doações de sangue. Para tentar equilibrar essa “equação”, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, realiza na próxima terça- feira, 5, mais uma ação da campanha permanente de doação de sangue. O objetivo é abastecer o estoque de sangue da unidade.

No ano passado durante os quatro dias do feriado de Carnaval foram realizados 650 atendimentos. Os casos envolvendo motocicletas foram que apresentaram maior incidência nos plantões durante o período, com 80 atendimentos. Já as vítimas de acidentes de carro somaram 24 pacientes. Também foram registrados vítimas de agressão física (26), arma de fogo (22), arma branca (17), atropelamento (18), queimaduras (15) e acidente de bicicleta (seis). Os demais atendimentos foram de casos clínicos.

A coordenadora da agência transfusional do Hospital de Trauma, Rosineide Pontes, ressalta a importância da doação. “Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue. Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, explica.

As doações serão feitas em uma unidade móvel do Hemocentro estará em frente a recepção administrativa do Hospital, no horário das 9h às 16h. Os doadores devem comparecer ao Trauma com documentos originais com foto. Durante a ação, também será realizado cadastro de doadores de medula óssea para o cadastro nacional.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.