Futebol

Sousa é punido pelo TJDF-PB com jogo de portas fechadas e promete recorrer da decisão

A penalidade foi aplicada devido à invasão da torcida do Dinossauro no Estádio José Cavalcanti, durante o confronto do clube sertanejo contra o Nacional de Patos


26/01/2024

Estádio Marizão (Foto: Ana Flávia Nóbrega)

Portal WSCOM



O Sousa recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) e terá que disputar a partida contra o Serra Branca, válida pela 2ª rodada do Campeonato Paraibano Unipê de 2024, com portões fechados. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, após o Carcará do Cariri ter apresentado uma Notícia de Infração em 23 de janeiro.

A penalidade foi aplicada devido à invasão da torcida do Dinossauro no Estádio José Cavalcanti, durante o confronto do clube sertanejo contra o Nacional de Patos na primeira rodada da competição estadual no último domingo. A Notícia de Infração foi protocolada pelo Serra Branca junto ao TJDF-PB.

O presidente Hermano Gadelha de Sá, de forma monocrática e não colegiada, ressaltou na decisão que alguns torcedores do Sousa transformaram o Estádio José Cavalcanti em uma verdadeira batalha campal, resultando na determinação de que o Dinossauro jogue com portões fechados contra o Serra Branca.

Além da penalização ao clube, o Tribunal também decidiu banir cinco torcedores de eventos esportivos do Campeonato Paraibano até a conclusão do processo. Conforme Hermano Gadelha, o comportamento dos torcedores do Sousa viola o Art. 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”.

Confira a decisão do presidente do TJD-PB, Hermano Gadelha de Sá:

Outrossim, determino que, os torcedores identificados no boletim de ocorrência anexo ocasionado pelo episódio: NYEVERSOM DE SOUZA SILVA, IVANILDO SILVA FILHO, LUAN NUNES DA SILVA, GABRIEL DANTAS ALVES e JOÃO PEDRO DOS SANTOS, sejam impedidos de participarem de qualquer evento esportivo do campeonato paraibano até decisão final do presente processo, devendo ser impedido de adentrar em qualquer estádio de futebol em campeonato realizado pelo Federação Paraibana de Futebol.

Por todo o exposto, e por vislumbrar a presença dos requisitos legais, CONCEDO, a tutela de urgência requerida initio litis, para que a próxima partida do clube denunciado, SOUSA ESPORTE CLUBE, como mandante com portões fechados e, portanto, sem presença de torcedores.

Dado que se trata de uma decisão monocrática, o caso ainda pode ser julgado pela 1ª Comissão Disciplinar do TJDF-PB e, posteriormente, pelo Pleno do mesmo Tribunal. Após essas fases, há a possibilidade de recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, confirmou que entrará com recurso ainda nesta sexta-feira.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.