Paraíba

Secretaria Municipal de Saúde promove Dia D de Vacinação Antirrábica em mais 100 postos de imunização

A meta da campanha é imunizar 80 mil animais

10/10/2020


Imagem divulgação - Foto: Secom-JP

Portal WSCOM



Mais de 700 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão mobilizados para imunizar cães e gatos no Dia D de Vacinação Antirrábica. A mobilização segue até às 17h deste sábado (10) no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município mais 105 postos móveis de imunização. Para conferir qual o posto mais próximo de sua casa, a população pode acessar a página da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), na aba de serviços: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/vacinacao-antirrabica/

A meta da campanha é imunizar 80 mil animais e até a última sexta-feira (9) já haviam sido vacinados 51 mil, entre cães e gatos. “Este ano, tivemos um perfil diferente de campanha, por conta pandemia do covid-19. Para evitar aglomeração e a disseminação do vírus, disponibilizamos 117 postos circulando pelos bairros durante 30 dias de mobilização, permanecendo dois dias em cada local. Então foi algo que nunca havíamos feito antes, mas que funcionou bem”, explicou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS.

A estudante Letícia Cabral, que mora nos Bancários, levou seu cachorro para vacinar pela primeira vez. “Ele só tem seis meses e é a primeira vacina. Acho que é importante mantê-lo imunizado, porque não só ele estará protegido, mas também minha família”, disse.

Para os cuidadores que não puderem levar seus bichos de estimação para vacinar neste sábado, o posto fixo do CCZ continuará imunizando os animais durante os próximos 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CCZ está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. Em caso de dúvidas, a população pode ligar para telefone (83) 3214-3459.

Podem ser imunizados os caninos e felinos a partir dos três meses de vida, que não estiverem com problemas de saúde. É importante que o cuidador leve o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não possuírem o documento também poderão ser imunizados e receberão o comprovante de vacinação. A SMS orienta que sejam tomados alguns cuidados na hora de levar seus animais para serem vacinados: usar máscaras, manter o distanciamento adequado nas filas, não levar crianças e evitar ir mais de uma pessoa por família para não gerar aglomeração no local de imunização.


Em respeito a Legislação Eleitoral, os comentários estão temporariamente suspensos.