Saúde
Secretária de Saúde de João Pessoa confirma surto de gripe na capital
26/12/2021
Por Cristiane Cavalcante
A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, confirmou a existência de um surto de gripe na capital paraibana. Em entrevista ao Portal WSCOM neste domingo (26), a gestora da pasta declarou que a rede de assistência do município dobrou o número de atendimentos neste fim de semana.
Margareth citou como exemplo a Unidade de Pronto Atendimento dos Bancários, que atende em média 300 pacientes e ultrapassou os 600 nos últimos dias. Ela também ressaltou que a grande quantidade de pacientes nas UPAs se deve ao fato das Unidades Básicas de Saúde não funcionarem durante os finais de semana.
“O paciente no final de semana vai para UPA, porque nossas UBSs funcionam durante a semana. Amanhã, as 96 Unidades Básicas de Saúde vão está funcionando e nós vamos estar bem atentos para dar celeridade aos atendimentos das pessoas para desafogar um pouco as UPAs”, disse.
De acordo com a secretária, a maioria dos casos que chegam as UPAs são leves e não precisam de internação. “Se o paciente estiver com dispneia, saturação baixa, ou alguma outra coisa a mais, ele é encaminhado para o internamento, mas na maioria dos casos o paciente vai para casa após ser descartado a covid e tratado a síndrome gripal”.
Segundo Margareth, todos os pacientes que chegam à rede municipal de Saúde apresentando sintomas gripais são testados para covid-19. Os casos positivos são encaminhados para as unidades de referência no tratamento do coronavírus.
“O paciente chega na UPA com síndrome gripal – febre, dor de cabeça, coriza, dor no corpo –, faz o teste da covid. Descartada a covid, ele é medicado. A amostra [do teste] é enviada para nossa unidade sentinela para ver o sequenciamento genômico e saber se é H3n2, se é a nova cepa [do vírus influenza] que está circulando, e que a nossa vacina, que foi aplicada [na última campanha contra a gripe] não protege”, ressaltou.
A secretária disse que espera um posicionamento do Ministério da Saúde no sentido de antecipar a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe, tendo em vista a epidemia que tem se alastrado rapidamente pelo país, causando mortes em alguns estados, como o Rio de Janeiro e a Bahia.
“A nova vacina que protege contra essa variante deve chegar entre março e abril do próximo ano. Não sabemos se o Ministério da Saúde vai antecipar [a vacinação contra a influenza] por causa desse surto, não só aqui na Paraíba, mas em vários outros estados. Amanhã vamos entrar em contato para notificar [os casos do município] e ver qual o procedimento eles vão adotar”, concluiu a secretaria.
Variante na Paraíba
Na última terça-feira (21), a Secretaria de Saúde da Paraíba já havia confirmado a circulação comunitária do vírus Influenza A, com subtipagem para H3.
A nova cepa da influenza, batizada de H3N2 Darwin, causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A Paraíba teve 17 casos notificados para doença, dos quais 13 foram confirmados para Influenza A com subtipagem para H3.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.